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Durante a Pandemia, muitos advogados estão tendo que inovar na advocacia para a conquista de novos clientes. Pensando nisso, o nosso parceiro “Guia de Investimentos” elaborou um conteúdo sobre como os advogados podem ter sucesso utilizando o Youtube. 

Você sabia que o Youtube pode auxiliar o seu escritório de advocacia a encontrar mais clientes e se consolidar como uma autoridade no segmento?

Isso ocorre porque o YouTube tornou-se uma das redes sociais mais conhecidas e acessadas do mundo, graças ao seu formato totalmente voltado para a postagem de conteúdos em formato de vídeo. 

Dados oficiais da plataforma revelam que de 2 bilhões de usuários inscritos, 1,5 bilhões acessam as suas contas todos os meses e assistem diariamente cerca de 1 hora de vídeos em seus dispositivos móveis.

Nesse cenário, é possível perceber a importância do YouTube no dia a dia das pessoas, que buscam conteúdos interessantes para se manterem atualizadas sobre as novidades de qualquer setor. 

Para os escritórios de advocacia, assim como para uma empresa especializada na instalação de pisos laminados, abrir e investir em uma conta no YouTube pode ser fundamental para o crescimento e a visibilidade do negócio.

Levando em consideração que a internet se tornou uma ferramenta essencial de marketing para os estabelecimentos que querem conquistar o seu espaço no mercado, é necessário marcar presença no mundo virtual para ser encontrado pelo seu público.

Por isso, se você reconhece a importância das redes sociais em um planejamento de publicidade, seguindo as estratégias de Inbound Marketing, certamente já pensou que o YouTube pode ser uma ótima solução para o seu escritório. 

Então, se você deseja entender como utilizá-lo para auxiliar o seu estabelecimento e alcançar o seu público de modo eficaz, siga na leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto. 

O crescimento na procura por conteúdos em vídeo

Para os usuários das redes sociais, lidar com vídeos durante a navegação é cada vez mais comum, além de ser uma ótima oportunidade para acessar conteúdos de maneira simples e rápida. 

Quem está procurando uma lanterna decoração, por exemplo, pode facilmente pesquisar o modelo que quer adquirir para encontrar um vídeo onde o produto é apresentado, mostrando suas características e funcionalidades. 

Isso pode ser visto em uma infinidade de frentes, de modo que até mesmo as lojas virtuais estão apostando neste recurso para facilitar a visualização dos seus produtos, possibilitando compras cada vez mais certeiras para seus clientes. 

Não à toa, os usuários estão se voltando de maneira crescente para o consumo de conteúdos por vídeo, justamente porque ele oferece vantagens como:

  • O oferecimento de elementos visuais;
  • A facilidade de acesso ao material;
  • O benefício de poder assistí-lo em qualquer local;
  • A dinâmica que permite um entendimento completo do assunto;
  • Entre outros.

Essas características tornam o vídeo um conteúdo acessível e de fácil compreensão, de modo que é possível visualizá-lo e até mesmo compartilhá-lo com outras pessoas.

Justamente por isso, ele pode ser uma ótima ferramenta de divulgação para um escritório de advocacia, assim como para uma empresa especializada em papel de parede, que certamente terá maior sucesso na divulgação de conteúdos. 

O YouTube para escritórios de advocacia

Como é sabido, o Código de Ética da OAB (Organização dos Advogados do Brasil) possui recomendações a respeito da publicidade de um escritório de advocacia. 

A restrição principal trata-se de que o conteúdo divulgado não deve ter caráter mercantilista, de modo que não incentive as pessoas ao litígio.

Nesse sentido, as ferramentas que podem ser aplicadas para um escritório ganhar visibilidade na internet devem ser voltadas para o conhecimento, o que quer dizer que é de grande importância levar informações valiosas para o seu público.

O YouTube entra nesse cenário como uma plataforma interessante para que as empresas de instalação de tela de projeção de escritório, ou um advogado que deseja ser visto por seus potenciais clientes, consigam alcançar uma maior audiência. 

Sendo assim, conhecer boas estratégias para a produção de vídeos é indispensável para um escritório. Acompanhe algumas delas a seguir.

1. Vídeo sobre assuntos legais de interesse geral

A depender da área em que o profissional advogue, há uma série de assuntos que são do interesse geral das pessoas. 

Em qualquer área, seja cível, criminal, trabalhista ou tributária, é possível gravar conteúdos que certamente vão ganhar um bom número de visualizações. 

Os direitos do locatário ao realizar um aluguel de sala por hora, as regulamentações acerca das leis trabalhistas, como funciona um habeas corpus e outros tipos de assuntos interessantes podem ser explorados em um vídeo com facilidade.

2. Vídeo sobre uma nova lei

Novas leis sempre surgem no país, e estar por dentro de todas elas pode ser um desafio para o público de um escritório de advocacia. 

Por isso, uma boa pauta para trabalhar em vídeos no YouTube é falar sobre as novidades da legislação no Brasil. 

Além disso, termos muito técnicos podem dificultar o entendimento de uma pessoa sobre o que uma nova lei estabelece, de modo que, ao gravar um vídeo sobre o assunto, é possível clarear o entendimento dos espectadores. 

3. Vídeo ao vivo para tirar dúvidas

As lives são cada vez mais comuns no meio corporativo, podendo ser utilizadas tanto para divulgar o catálogo de empresas, quanto para tirar dúvidas do público sobre a área em que o advogado atua. 

Por isso, é possível anunciar nas redes sociais que uma live será realizada no YouTube, para que qualquer pergunta que as pessoas queiram fazer possa ser respondida ao vivo em uma transmissão.

Esse tipo de frente permite que o advogado possa ampliar a sua atuação e ajuda na conquista da confiança do público no seu trabalho, já que nesse tipo de vídeo é possível verificar o domínio que o profissional tem da sua área. 

Vale lembrar que as lives são ótimas para estimular a interação do público, e para que o advogado conheça mais sobre as características do seu público-alvo e consiga entender quais conteúdos são de maior interesse dos seus seguidores. 

Dicas para a produção de vídeos de advocacia

Produzir vídeos para o seu canal no YouTube pode parecer simples em um primeiro momento.

Mas é essencial ter uma estratégia para que a criatividade no desenvolvimento e na apresentação dos conteúdos seja atrativa para o público. 

Assim como mostrar o funcionamento de um aparelho de controle de acesso digital pode chamar a atenção dos usuários da plataforma, é importante entender o que o público-alvo de um escritório de advocacia pode querer acompanhar periodicamente.

1. Conheça o seu público-alvo

É fundamental conhecer as características do seu público para saber sobre o que tratar nos seus vídeos.

Também é válido levar em consideração os tipos de serviços que são mais procurados no seu escritório, já que certamente esse será um assunto de interesse comum das pessoas que acompanham o seu canal no YouTube. 

2. Facilite a compreensão de termos técnicos

A área do direito é repleta de termos técnicos, que podem ser de difícil compreensão dos usuários, já que não estão habituados com o vocabulário do segmento. 

Por isso, traduza essas expressões para o público, podendo ser interessante investir na produção de uma série que construa um pequeno glossário para os seguidores. 

3. Utilize uma linguagem adequada nos seus vídeos

Falar sobre advocacia pode exigir uma linguagem mais formal em diversas situações, assim como explicar sobre o funcionamento de uma luminária para casa pode implicar em uma abordagem mais leve por parte de um vendedor.

Porém, levando em consideração que as pessoas que buscam conteúdos por vídeo o fazem por diversos motivos, sendo um deles a dinâmica que esse tipo de formato oferece, pode ser válido se comunicar de modo menos formal, tornando o conteúdo mais atrativo.

4. Analise as métricas dos seus vídeos

Entender o que agrada e o que desagrada os seus seguidores no YouTube é uma ótima ferramenta para entender qual direcionamento pode ser o mais apropriado para os seus vídeos.

Os conteúdos que tiverem mais visualizações podem servir como modelo para que você elabore vídeos cada vez mais assertivos, e consiga, assim, aumentar cada vez mais a quantidade de seguidores do canal. 

A importância do YouTube para um escritório de advocacia

Criar vídeos para o canal de um escritório de advocacia pode ser muito mais importante do que se imagina. 

Isso porque esse tipo de publicidade via Inbound Marketing pode ser fundamental para atrair novos clientes para o estabelecimento, permitindo que eles encontrem com maior facilidade um bom profissional para as suas necessidades jurídicas. 

Além disso, os vídeos podem ser uma ótima solução para aumentar a credibilidade do escritório, uma vez que o público terá maior contato com os advogados do local, e poderá conhecer melhor o trabalho realizado por eles.

Sendo assim, torna-se fundamental investir no YouTube para impactar pessoas, garantir que elas saibam mais sobre o escritório e também para que elas consigam entrar em contato e agendem uma consulta presencial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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