Terminar a faculdade de direito e passar na tão sonhada prova da OAB sem dúvidas, é o sonho de muitos estudantes que passaram anos e anos estudando até chegar neste momento tão requisitado, mas, ao mesmo tempo que é um alívio, finalmente poder exercer a profissão no qual você tanto batalhou para conquistar, ao mesmo tempo, sempre fica aquela pergunta, quais são os próximos passos?

Com certeza, a primeira coisa que muitos novos advogados pensam é em abrir o seu próprio escritório de advocacia, e iniciar sua carreira, seja sozinho ou com algum sócio, mas não basta simplesmente alugar um local e achar que tudo já está resolvido, muito pelo contrário, é preciso se atentar a alguns detalhes importantes. 

Em um escritório de advocacia, existem alguns itens e detalhes que simplesmente não podem faltar e devem estar presentes, assim como a realização da pintura anticorrosiva é fundamental em uma indústria, existem fatores essenciais em todo escritório.

Então no texto de hoje, nós separamos alguns fatores que não podem faltar no escritório de um advogado, bora conferir o que é obrigatório antes de você abrir o seu próprio negócio? Então vamos lá!

Recepção e sala de espera

Sem dúvidas, a primeira impressão é a que fica, e muitas vezes, as pessoas ao chegarem em um escritório de advocacia vão direto para a sua recepção e sala de espera, sendo assim, esse é um local imprescindível, não precisa ser muito grande, mas deve ser aconchegante, acolhedor e confortável. 

Ele, geralmente, transmite a primeira impressão que as pessoas irão pensar sobre você e o seu trabalho de forma geral, então procure caprichar, coloque uma televisão, revistas, wi-fi e outros itens para distrair e acomodar seus clientes. 

Deixe uma decoração bonita, com cadeiras e sofás confortáveis, quanto mais aconchegante for, maior a probabilidade das pessoas se sentirem relaxadas e terem uma primeira impressão positiva do seu trabalho. 

Sala de reuniões

Assim como uma lavadora ultrassônica é imprescindível para clínicas que realizam ultrassom, as salas de reuniões são fundamentais para os advogados, dentro delas, é possível fazer reuniões com clientes, sócios e parceiros, para tratar sobre negócios de maneira formal. 

Procure uma mesa grande que comporte um número considerável de pessoas, e reserve um espaço exclusivo para as reuniões, essa que é uma atividade que acontece muito entre os advogados e deve ser bem explorada em seu escritório. 

Copa

Que tal uma pausa para um cafézinho? Por mais que o cotidiano em um escritório seja corrido, os advogados sempre conseguem tirar um tempo para comer alguma coisa ou dar uma pausa para o café, e é fundamental ter uma copa para comportar esse espaço. 

Salas privadas para cada sócio

Muitos dos assuntos tratados com os clientes devem ser privados, e por mais que tenha a sala de reunião, recomendamos que cada sócio (caso você tenha sócios), tenha a sua própria sala privada, na qual ele pode organizar suas coisas, documentações, arquivos e conversar com seus clientes em particular. 

Esse espaço privativo dará muito mais liberdade e autonomia individual de acordo com as necessidades de cada pessoa, cada um deve ter seu próprio cantinho para exercer suas funções, e caso queiram discutir algo, existe a sala de reuniões para intermediar as situações. 

Móveis corporativos e iluminação natural

Indo para o lado da decoração, os móveis escolhidos devem ser sempre voltados para um tom mais corporativo e é claro, trazendo muito conforto aos clientes, cadeiras, sofás, poltronas, mesas, estantes e prateleiras devem ser instaladas durante todo o seu escritório. 

Sempre procure móveis e uma decoração no geral mais escura, com tons mais sóbrios ou puxado para o amadeirado, além disso, a iluminação é outro fator bem importante em um escritório, procure deixar ele sempre bem iluminado, isso trará mais segurança para o cliente, além de fazer com que visivelmente, seu escritório fique muito mais agradável. 

Decoração compatível

Por fim, é claro que seu escritório também precisa contar com uma boa decoração que deve ser compatível, quadros, tapetes, vasos com plantas e estantes com livros sempre são uma boa pedida, coletando itens do direito e abordando assuntos relacionados ao segmento no qual você atua. 

Também não se esqueça de fatores obrigatórios, no caso de um abrigo para extintores, por exemplo, caso tenha a necessidade, procure respeitar as normas ao mesmo tempo que deixa todo o ambiente bem temático e de fácil associação à advocacia. 

O que achou do texto de hoje? Curtiu nossas dicas do que não pode faltar em um escritório? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Share via