Você já deve ter ouvido falar sobre assembleias em condomínios, certo? Elas têm como principal propósito tornar conhecido aos moradores, fatores importantes para que a convivência naquele local possa ser tranquila ao seguir as normas estabelecidas. Lá são definidos novos valores de condomínio, se haverá compra de uma nova mangueira de incêndio para o prédio e etc. 

No corporativismo empresarial essa prática também existe e quem já convive há muito tempo nesse meio, conhece ou já participou em algumas. E mesmo quem chegou depois deve ter o real conhecimento sobre o que são e qual sua importância. 

No texto de hoje falaremos exatamente sobre isso. Portanto, se ficou curioso e é novo no mundo empresarial, continue com a gente!

O que são assembleias?

As assembleias são, em suma, eventos realizados pelo que chamamos de sociedade corporativa. Dessa forma, os membros decidem certas práticas e tornam as resoluções mais convenientes ao desenvolvimento da empresa. Ou seja, é um conselho de gestão e gerenciamento de recursos, estratégias e passos que a empresa pode seguir para atingir seus objetivos. 

Por exemplo, se um dentista resolver abrir, em conjunto com seu sócio, um novo escritório para expandir seus serviços, serão analisados em assembleias as localidades, os investimentos em equipamentos como compressor de ar odontológico e as estratégias para que seus clientes saibam do novo local.

Dentro deste escopo, as reuniões não são só entre os sócios, como para todos os colaboradores e a liberdade de sugerir caminhos melhores e novas abordagens dentro e fora da empresa é total. As assembleias são muito importantes para o crescimento da empresa como um todo.

Lembre-se do seguinte: os encontros dependerão, sempre, de muita organização e podem ser para diversos tipos de situações corporativas. Seria improvável deduzir que há uma única fórmula de realizar uma assembleia. 

As finalidades dizem respeito a definir a compra de pallet descartável, para diminuir custos dentro da indústria, passando por reformular sites e redes sociais para atingir outro tipo de público e até buscar novos investidores para nutrir a saúde financeira da marca. Abaixo vamos conferir alguns tipos de assembleias existentes.

Assembleia geral ordinária

Representa a classe de assembleias obrigatórias e que são realizadas no decorrer dos quatro primeiros meses. É responsável por tratar de temas como:

  • Aprovação da prestação de contas;
  • Prestação das ações dos órgãos da administração;
  • Destinação das sobras apuradas ou rateio das perdas.

Assim como também cuida das eleições e posses dos componentes das Diretorias dos conselhos. Vale destacar que data, horário e local são deliberados pelos participantes e deverão ser amplamente divulgados entre funcionários e sócios. Sendo assim, montar um email com todas as informações provará a seriedade com que trata seu dia a dia.

Assembleia geral extraordinária

Realizada somente quando necessário, serve para discutir assuntos emergenciais e que precisam ser contidos, corrigidos ou construídos a curto prazo. Assim sendo, geralmente entram em pauta: reformas, fusão corporativa, demissão ou contratação de novos funcionários para os setores. 

Por vezes, não há tempo hábil para envio de emails e outros tipos de comunicados, por isso, tenha sempre em mãos os apps de mensagens instantâneas. 

Esperamos ter ajudado com essa postagem. O que achou do texto de hoje? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais

Share via