Especialmente no universo B2B, que envolve empresas fabricantes de peças industriais, como borrachas de vedação, os processos de vendas incluem contratos, estes elaborados pela área jurídica das organizações, e que em muitos casos contam com uma variedade de termos advocatícios.

Além de contratos, há outras documentações que do mesmo modo contém uma série de palavras próprias do vocabulário jurídico. Para expandir o conhecimento sobre elas, resolvemos produzir este artigo que tem como proposta contribui para:

  • Compreensão melhor de contratos e outras documentações;
  • Dar mais autonomia para empresas e clientes discutirem com os advogados;
  • Tornar a comunicação com os profissionais da área jurídica mais fluida e eficiente.

A seguir, confira 7 expressões do juridiquês mais usadas para dominar e ter menos dificuldade de ler aqueles contratos e, principalmente, entender questões associadas a ações processuais, que estão no cotidiano da relação entre empresas, clientes e fornecedores, bem como de pessoas físicas em diversas circunstâncias. Boa leitura!

1 – Coisa julgada

No âmbito das empresas B2B é frequente que as organizações ajuízem ações em razão de inadimplência ou outros problemas relacionados a contratos de compra de um grande lote de cone de sinalização, ou de equipamentos, bem como de serviços específicos, que não foram respeitados. Quando a ação proferida pela empresa ou cliente chega ao ponto de não ser mais possível contestação de determinado recurso,  no vocabulário jurídico é chamado de coisa julgada.

2 – Conditio sine qua non

É comum o uso de expressões em latim como o conditio sine qua non, que quer dizer que há sem a cumprimento de específica condição, o documento não terá a devida validade.

3 – Conciliação

Esse termo se refere ao processo de resolução de conflitos fora da esfera jurídica, ou seja, as partes envolvidas chegam a um acordo sem a necessidade de levar aos tribunais. A expressão, bem como o próprio método, é muito usado para resolver problemas de inadimplência. 

Uma empresa especializada em produtos de construção que vende tela fachadeira pode usar o recurso para chegar a um acordo com o consumidor e evitar assim maiores atritos, mantendo-o como cliente, o que é favorável para um setor competitivo como é o da construção.

4 – Liminar

Outra expressão comum presente no vocabulário jurídico é a liminar, que se refere a um ato que antecipa uma decisão judicial. É uma decisão provisória sobre determinado assunto que visa evitar a perda de direito em razão da lentidão da decisão final.

5 – Acautelar

Acautelar significa prevenir ou defender, usado em diferentes peças judiciais em várias esferas jurídicas.

6 – Honorários de sucumbência

Quando uma empresa ou pessoa física perde ação, ele terá que pagar as custas do processo. Esse ato é chamado de honorários de sucumbência.

7 – Petição

A petição é uma expressão utilizada para definir o pedido de início do processo, que pode ser solicitado por quaisquer partes e está relacionado a diferentes tipos de ações judiciais civis como de outras áreas.

Essas foram as 7 expressões jurídicas mais utilizadas que são importantes para o conhecimento. O que achou do texto de hoje? Já conhecia alguma dessas expressões? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais

Share via