Assinar digitalmente documentos facilita o dia-a-dia de todas as partes envolvidas no processo. A Legalcloud fez uma lista das vantagens da assinatura eletrônica dos documentos no seu dia-a-dia.

1. Validade jurídica

Assinaturas eletrônicas possuem validade jurídica no Brasil, regulamentadas pela Medida Provisória 2.200/2001.  Para saber mais sobre a validade da assinatura eletrônica e da assinatura digital confira nosso post – Assinatura eletrônica de documentos tem validade no Brasil?

2. Economia de recursos

Economizar recursos é um objetivo de todos os profissionais. Assinar um documento pelo meio eletrônico significa um menor gasto de dinheiro e energia com papéis impressos, tinta, impressoras, transporte e taxas de cartório. Além disso, economiza tempo com a logística de entrega dos documentos. É um benefício conjunto para o bolso e meio ambiente 😉

3. Conveniência e agilidade

A plataforma de assinatura eletrônica proporciona a conveniência de se poder assinar um documento de qualquer lugar, seja por computador, tablet ou celular, o que agiliza o processo. Além disso, permite expandir negócios com clientes /parceiros de outras localidades e facilita caso alguma das partes esteja viajando.

3. Facilidade

Surgiu alguma dúvida em uma cláusula ou versão do contrato? Verifique instantaneamente o documento assinado! Ele estará sempre disponível no seu celular, podendo ser acessado pelo seu e-mail, por exemplo.

4. Menos fraudes

As assinaturas eletrônicas são reconhecidas juridicamente. É possível adicionar diferentes tipos de verificação na identidade do assinante.

5. Aumento do número de clientes será uma consequência!

A assinatura eletrônica traz a facilidade e rapidez de se assinar um documento em minutos ou horas. Dependendo da sua área de atuação na advocacia, você poderá ampliar sua área de abrangência. Afinal, é um meio rápido, seguro e juridicamente válido!

Conclusão

Além destas vantagens, utilizar a assinatura eletrônica com clientes demonstra que você acompanha as transformações digitais e, consequentemente, tem mais controle nos processos do seu escritório.

Afinal, se você troca mensagens com seu cliente via e-mail e Whats app, por que ainda perde tempo nos cartórios? Por que entregar o contrato assinado via Correios?!

Está pronto para ser um advogado mais tecnológico?

Conheça 5 plataformas que fazem assinatura digital no nosso próximo post.


Share via