É comum que no STF, STJ e no TST o expediente e os prazos processuais sejam suspensos no feriado de Carnaval que, em 2024, ocorrerá nos dias 12 e 13 de fevereiro. É preciso estar atento pois o Carnaval não é um feriado nacional!

Ademais, é preciso ter atenção na Quarta-feira de Cinzas (14/02), que geralmente também ocasiona alterações nos Tribunais Superiores.

Pensando nisso, a Legalcloud preparou um resumo completo com o expediente dos Tribunais Superiores (STF, STJ e TST) no feriado de Carnaval 2024! 

Produza petições em menos de 1 minuto com Inteligência Artificial

Teste grátis a Jurídico.AI

Confira também outros textos que preparamos sobre o feriado de Carnaval 2024 e a Quarta Feira de Cinzas nos Tribunais de todo país!

[Clique aqui e simule seus prazos processuais no Carnaval 2024 nos Tribunais Superiores]

Carnaval é Feriado Nacional? 

Ao contrário do que muitos pensam, o Carnaval não é feriado nacional

Os feriados nacionais são aqueles estabelecidos pelas leis federais nº 662/1949 c/c nº 10.607/2002; e o Carnaval (seja segunda, terça ou quarta-feira de comemorações) não está incluso como feriado nacional. 

Temos apenas a exceção da Justiça Federal, que a Lei Federal nº 5010/1966 considera segunda e terça-feira de Carnaval como feriados. 

Do mesmo modo, a Quarta-feira de Cinzas também não é considerada feriado nacional.

Assim, é preciso ter atenção ao expediente no STF, STJ e TST no feriado de Carnaval 2024 e na Quarta-feira de Cinzas!

Então Carnaval não é feriado? 

O que ocorre é que o Carnaval passa a ser considerado feriado por meio de leis estaduais e/ou municipais.

É, portanto, um feriado local. E, por ser um feriado local, é essencial a comprovação de tempestividade! 

Conforme tratamos nos posts Feriado local no Novo CPC precisa de comprovação e Comprovação do Feriado Local Segundo Decisão do STJ, feriados locais precisam de comprovação! 

Por isso, não corra o risco de perder um recurso por não comprovar que o Tribunal não teve expediente na segunda-feira de Carnaval. 

Dica: a ferramenta Calculadora de Prazos Processuais simula gratuitamente os prazos processuais já levando em consideração as alterações nos calendários.

Para facilitar ainda mais a vida, em seu plano Premium ela já traz todos os documentos necessários para a comprovação da tempestividade, como Portarias e Leis.

Como será o expediente nos Tribunais Superiores no feriado de Carnaval 2024 

Veja o resumo que a Legalcloud preparou com o expediente de cada Tribunal Superior durante a semana do feriado de Carnaval 2024. 

Lembrando que alterações sempre podem ocorrer, portanto, é prudente consultar o próprio Tribunal. 

STF 

No STF, o feriado de Carnaval 2024 foi responsável por alterar o expediente e os prazos processuais em 12 e 13 de fevereiro.

Atenção! No dia 14/02, Quarta feira de Cinzas, o expediente terá início às 14h:

12/02 – Não informado pelo Tribunal 

13/02 – Não informado pelo Tribunal 

14/02 – Não informado pelo Tribunal 

STJ 

O feriado de Carnaval 2024 no STJ contará com alterações no expediente e nos prazos processuais nos dias 12 e 13/02.

Importante se atentar também ao dia 14/02 (Quarta Feira de Cinzas)! Nesse dia, o expediente terá início no Tribunal somente as 14h:

12/02 – Expediente suspenso 

13/02 – Expediente suspenso 

14/02 – Expediente suspenso até 14h

[Clique aqui e simule seus prazos processuais no Carnaval 2024 nos Tribunais Superiores]

TST 

Já no TST, o Carnaval 2024 também ocasionou mudanças nos dias 12 e 13/02 no expediente e nos prazos processuais do Tribunal.

Importante! Na Quarta Feira de Cinzas (14/02) o expediente iniciará às 14h:

12/02 – Expediente suspenso 

13/02 – Expediente suspenso 

14/02 – Expediente suspenso até 14h

Veja o Expediente dos Tribunais do país no feriado de Carnaval 2024

Confira também outros textos que preparamos sobre o feriado de Carnaval 2024 e a Quarta Feira de Cinzas nos Tribunais de todo país!

Seus prazos processuais nos foram alterados no feriado de Carnaval 2024?

As alterações nos Tribunais Superiores (STF, STJ e TST) no Carnaval 2024 têm trazido muitas dúvidas a advogados e profissionais do Direito.

Para evitar riscos na contagem de prazos, recomendamos que você esteja 100% atento aos Provimentos e Atualizações dos Tribunais em que atua.

Caso queira mais tranquilidade com seus prazos, a nossa dica é que utilize a Calculadora de Prazos Processuais da Legalcloud.

Na Legalcloud, você pode simular prazos de forma atualizada conforme as principais alterações dos Tribunais do país.

Além disso, com o Plano Premium da Legalcloud, você pode acessar os Provimentos que alteraram prazos direto da ferramenta e pode simular prazos em mais de 450 comarcas!

[Quer Experimentar Gratuitamente o Plano Premium da Legalcloud e ter acesso aos Provimentos de prazos e simular em mais de 450 comarcas?]

Share via