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A internet mudou por completo o cotidiano das pessoas e a forma com que nos relacionamos com os serviços que consumimos. Assim, a chegada dessas transformações na advocacia, fez com que o marketing jurídico ganhasse uma grande relevância.

Contudo, essas ferramentas publicitárias prometem se tornar ainda mais relevantes nos próximos anos, devido ao aumento da competitividade do mercado do Direito.

Isso porque, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), até 2023 o país deve contar com mais de 2 milhões de profissionais atuantes na área. 

Assim, esses advogados podem passar a enfrentar desafios importantes que exigiram cada vez mais capacitação profissional, visão estratégica de negócio e técnicas de gestão de escritório, que vão além dos conhecimentos básicos desenvolvidos em sala de aula. 

Entre esses conhecimentos necessários, o marketing digital se torna uma ferramenta estratégica valiosa para possibilitar a consolidação da sua empresa no mercado jurídico e para angariar novos clientes e contratos.  

Como aplicar o marketing nos escritórios jurídicos? 

Cada vez mais brasileiros têm tido acesso à internet e às redes sociais. E essas pessoas utilizam as plataformas digitais para pesquisar e contratar empresas e serviços que são necessários durante o seu dia a dia. Por isso, é fundamental que as organizações estejam onde os clientes estão.  

Deste modo, o marketing realizado em ambiente digital permite que as empresas e consultórios de advocacia se aproximem do público-alvo, facilitando a comunicação com esses consumidores, fortalecendo a reputação da marca e adquirindo novos contratos importantes.  

Assim, algumas formas de aplicar essas estratégias no escritório jurídico é por meio da: 

1. Criação de um blog institucional 

A criação de um blog institucional é fundamental para a captação de novos clientes, como forma de fortalecer a marca e melhorar a qualidade do relacionamento com o público.  

Por meio dessa plataforma é possível realizar a divulgação do escritório, apresentar os profissionais que trabalham na empresa, exibir os tipos de serviços prestados e ter acesso a informações importantes sobre o perfil do seu cliente ideal. Podendo ser aplicadas em um software de crm para a criação de estratégias ainda mais efetivas.  

2. Produção de um conteúdo qualificado 

Além de criar um site ou um blog empresarial, é essencial alimentá-lo com conteúdos qualificados que demonstrem a expertise dos advogados e auxiliem na atração de pessoas que estejam procurando por aquele tipo de material. 

Essa estratégia consiste no engajamento com o público por meio da produção de: 

  • Textos informativos; 
  • Conteúdos audiovisuais; 
  • Produção de Newsletter; 
  • Podcasts; 
  • E-books, entre outros.  

3. Utilização as redes sociais 

A produção desses conteúdos deve ser combinada com uma divulgação eficiente. Para isso, as redes sociais podem ser o canal perfeito, pois elas permitem a difusão da marca, enquanto incentiva o diálogo e a comunicação com o público.  

Considerando que aproximadamente 152 milhões de pessoas utilizam a internet diariamente, somente no Brasil, é possível perceber o potencial embutido nesses canais e as oportunidades de captação de novas audiências proporcionadas por eles. 

4. Construção uma autoridade no mercado 

Construir uma autoridade no mercado significa encontrar formas de se destacar e fazer com que o seu escritório seja considerado uma figura sólida na área e uma fonte crível de informações.

Isso permite o ganho da confiança de novos clientes, o aumento dos acessos ao seu blog e o crescimento da marca. 

Para que isso seja possível, é necessário segmentar o seu público – de acordo com as características do cliente ideal, que pode ser determinado com o auxílio de um crm plano –, direcionando o seu conteúdo para essas pessoas.

Além disso, é preciso conhecer as necessidades dessas pessoas e o que mais as atrai.  

5. Monitoração dos resultados 

Tão importante quanto a realização dessas ações de marketing jurídico, é a manutenção de um monitoramento constante quanto aos números obtidos com a interação do público no site da empresa, no blog e em todas redes sociais em que o escritório atua. 

Esse acompanhamento possibilita a mensuração da efetividade de cada ação e publicação online, bem como, esclarecendo quais são os tipos de materiais que mais agradam os seus clientes e seguidores.  

Os dados podem, ainda, ser cruzados com outras informações através de um crm gratis, viabilizando a construção de um perfil mais rico e detalhado do tipo de consumidor potencial que deve ser preferido pela agência.  

Ferramentas que podem auxiliar nas ações publicitárias 

Atualmente existe uma infinidade de ferramentas digitais e plataformas que auxiliam as empresas na formulação dessas estratégias de marketing e publicidade, como um app funil de vendas ou o Google analytics.  

Esses dispositivos permitem a personalização das estratégias de Marketing Digital para o seu escritório e para o seu nicho de atuação – o que é ainda mais vantajoso para as agências de Advocacia que possuem diversas limitações impostas pela OAB.  

Entre as ferramentas mais importantes estão os softwares de gerenciamento, como o comercial crm, e os programas que permitem a automação de tarefas de toda a equipe do consultório.

Elas permitem o planejamento, organização e administração dos projetos de equipes distintas, possibilitando a redução de erros na operação e a otimização das ações de marketing. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

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