Receba atualizações jurídicas direto no seu e-mail!

  Receba atualizações jurídicas direto no seu e-mail!

O Valores a Receber é um serviço em que você pode consultar se tem dinheiro esquecido ou inesperado em algum banco, consórcio ou outra instituição financeira e, caso tenha, saber como resgatar o valor.

Após os problemas técnicos envolvendo o Registrato, o Banco Central criou um novo site para a consulta e resgate do valor esquecido.

O Registrato é um sistema de consulta que reúne informações sobre a sua movimentação financeira. No dia 24/01, ele havia sido disponibilizado para a consulta de valores a receber, mas saiu do ar rapidamente devido ao grande número de acessos ao sistema.

Para melhorar e ampliar a capacidade do atendimento do SVR, o Banco Central criou um site exclusivo: valoresareceber.bcb.gov.br.

O site estará disponível a partir de 14/02 e, caso haja algum valor a receber, a transferência poderá ser solicitada a partir de 07/03.

Pensando nisso, nós da Legalcloud preparamos um texto completo sobre o que é e como funciona esse sistema.

Quer poder simular prazos processuais mais antigos, simular prazos em mais de 350 comarcas e ter acesso aos provimentos dos Tribunais? Experimente o Plano Premium da Legalcloud!

Inscreva-se para receber atualizações jurídicas direto no seu e-mail!

Sistema Valores a Receber do Banco Central: O que é?

O Valores a Receber é um serviço em que você pode consultar se tem dinheiro esquecido ou inesperado em algum banco, consórcio ou outra instituição financeira e, caso tenha, saber como resgatar o valor.   

O Banco Central calcula que há, no total, R$ 8 bilhões em valores “esquecidos” nas instituições financeiras de pessoas físicas e jurídicas, segundo notícia.

É preciso ter cuidado para não cair em golpes relacionados ao SVR. Veja aqui como evitar golpes.

Podem ser consultados valores referentes a:

  • Contas correntes ou poupanças encerradas com saldo disponível;
  • Tarifas cobradas indevidamente, desde que o banco tenha firmado compromisso de devolver com o BC;  
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que o banco tenha firmado compromisso de devolver com o BC;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
  • Recursos não procurados de grupos de consórcios encerrados.

Como funciona o Sistema Valores a Receber?

O Sistema Valores a Receber (SVR) funciona por meio do site exclusivo valoresareceber.bcb.gov.br, onde você pode consultar se tem algum valor a receber.

O Sistema Valores a Receber (SVR) é um serviço gratuito para o cidadão.

Para consultar, é necessário informar o seu CPF e sua data de nascimento, ou CNPJ e data de abertura se a consulta for para pessoa jurídica. 

Confira aqui o Passo a Passo de como acessar o SVR.

Caso tenha valores a receber, no momento da consulta, você receberá a data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência, a partir do dia 07/03/2022.

Passo a passo de como acessar o Valores a Receber

Existem alguns passos para acessar o Sistema Valores a Receber, como criar login no Gov.br, ter em mão alguns documentos, entre outros.

Confira o passo a passo completo para acessar o Valores a Receber e verificar se há dinheiro esquecido em Bancos:

Cuidado para não cair em golpes no Valores a Receber!

É preciso ter cuidado com possíveis golpes que poderão ocorrer a partir de segunda-feira, 14/02/2022, referentes ao SVR.

Confira o manual completo para você não cair em golpes no Valores a Receber:

Precisando de mais tranquilidade com prazos processuais e atualizações jurídicas?

Ficar de olho nas mudanças em prazos nos Tribunais e nas principais atualizações jurisprudenciais e legislativas não é uma tarefa fácil.

No caso dos prazos processuais, em meio a tantas suspensões de prazos, feriados e indisponibilidades, a contagem de prazos pode ser muito complicada – um verdadeiro desafio!

Em relação às atualizações jurídicas, por sua vez, é muito difícil ter acesso a informações selecionadas e que possam ser consumidas de forma rápida sobre as mudanças na jurisprudência e na legislação.

Porém, com a Legalcloud, você pode ter muito mais tranquilidade com seus prazos processuais e com a sua atualização jurídica.

Com a Legalcloud, você tem acesso a uma Calculadora de Prazos Processuais, atualizada diariamente conforme as mudanças nos Tribunais, e acesso a um Informe Jurídico rápido e completo com as informações que você precisa, selecionadas para você.

Quer conhecer a Legalcloud? Faça login em seu navegador Web ou baixe o app Legalcloud (Android ou IOS).

Além disso, com o Plano Premium da Legalcloud, você pode, por exemplo:

  • Simular prazos mais antigos e, ou, longos
  • Ter acesso aos provimentos e atos dos Tribunais direto da ferramenta
  • Simular prazos processuais em + de 350 comarcas

Share via