Receba conteúdos como esse no seu e-mail!

  Receba conteúdos como esse no seu e-mail!

Para ter destaque e sucesso no mercado, é fundamental se atualizar e buscar formas de prestar um atendimento ao cliente com cada vez mais qualidade. Nesse sentido, conhecer as tendências de 2021 é parte essencial do trabalho de um advogado. 

Se engana quem pensa que ir atrás de novidades é uma função exclusiva de empresas de moda ou das startups. Buscar o que há de mais moderno no momento e o que aparenta ser promissor para os próximos tempos é papel de todo profissional. 

O ramo do Direito também possui um potencial de crescimento gigantesco, de maneira que é indispensável conhecê-lo mais a fundo e pesquisar sobre o que pode ser feito para melhorar a cada dia o serviço prestado para o público. 

Assim como as empresas de entregas estão sempre dispostas a encontrar ferramentas que aprimorem o seu trabalho e que permitam mais eficiência para o público, um advogado precisa atualizar as suas metodologias e otimizar a sua performance

Mesmo que seja considerada uma área mais tradicional, os avanços tecnológicos estão presentes nos mais diversos segmentos do mercado, e eles precisam também entrar na área jurídica. 

Entre o uso da tecnologia e o aprimoramento dos serviços prestados, há ainda a necessidade do investimento em qualificação profissional, indispensável para a construção de uma carreira de sucesso. 

Se você é advogado e reconhece que é necessário acompanhar o mercado para conquistar melhores resultados na sua área, esse artigo é para você. Por isso, siga na leitura e saiba mais sobre as tendências de 2021 para a área de Direito. 

A tecnologia e o Direito

Se até o meio ambiente foi beneficiado com a implementação da tecnologia, como é o caso do monitoramento de áreas e da emissão de laudo ppra, na área jurídica isso não seria diferente. 

Em meio a tantos processos burocráticos, encontrar ferramentas para otimizar a rotina pode ser um fator bastante positivo para o advogado. Entre as soluções trazidas pela tecnologia, é possível mencionar:

  • Armazenamento de arquivos;
  • Gestão de tarefas;
  • Videoconferência;
  • Acompanhamento de processos.

Ter meios tecnológicos de armazenar arquivos é, sem dúvida, indispensável para uma rotina mais organizada e prática.

Ao mesmo tempo, administrar as tarefas por meio de ferramentas de gestão torna a agenda de um advogado muito mais dinâmica e fácil de controlar. Afinal, os compromissos são vários, e saber como conciliar todos eles é importante para o profissional. 

Outra demanda que pode ser otimizada graças à tecnologia é a das reuniões com clientes. Mesmo em uma sala de reunião advocacia, o advogado pode realizar videoconferências, que tornam o seu dia a dia mais maleável. 

Isso porque o tempo de deslocamento entre um endereço e outro não era aproveitado para outras atividades, e a comunicação por videoconferência permite que se agilize toda a agenda do advogado. 

Por fim, vale mencionar que o uso de softwares jurídicos para acompanhamento de processos se tornou também uma ferramenta indispensável na vida do profissional, pois permite uma verificação digital rápida e completa. 

Ao analisar esse cenário, é possível perceber o quanto a área de Direito foi melhorada com a ajuda da tecnologia e, por isso, estar por dentro e implementar novos recursos e tendências é a melhor maneira de se destacar no mercado de modo geral.

As tendências de 2021 para advogados

Depois de entender melhor os benefícios que a tecnologia trouxe para o Direito, também é necessário saber quais são as tendências de 2021 para tornar o trabalho na área muito melhor e mais eficiente. 

1. Dar atenção às novas oportunidades

Com o passar do tempo, novas oportunidades vão surgindo e, com isso, é necessário que o advogado esteja pronto para aproveitá-las. 

Um exemplo disso é o desdobramento de alguns segmentos, que vão aparecendo no mercado conforme a evolução proporcionada pela tecnologia. 

Nesse caso, áreas muito maiores, como o Direito Civil ou Penal, vão sendo ramificadas, surgindo a necessidade de profissionais que atuem com o Direito do Consumidor, Causas Desportivas, Crimes Cibernéticos, entre outros. 

Assim como hoje é possível recorrer a contratação de um serviço de motoboy urgente para a entrega de um documento, o advogado deve estar disposto a assumir novas demandas, enriquecendo a sua carreira de modo geral. 

2. Prestar serviços cada vez mais personalizados

Outro ponto no qual a tecnologia e as novas gerações influenciam é o da personalização de produtos ou serviços. Por isso, quem precisa de um advogado hoje busca um profissional que o atenda de maneira mais individualizada e direcionada. 

Sendo assim, ao otimizar tarefas do dia a dia, o profissional consegue ter mais tempo para encontrar soluções personalizadas para o seu cliente. 

Nesse cenário, um destaque é justamente o da atuação jurídica para prevenir ações, em vez de enfatizá-las. Isso quer dizer que se busca a resolução de um conflito, e não apenas a entrada de um processo a mais. 

É como quem busca por um laudo técnico veicular: ali se pode entender quais sistemas do carro precisam de intervenção para que ele não sofra uma pane. 

Na área jurídica isso se chama gerenciamento de riscos, e pode ser o meio pelo qual o advogado encontra soluções que reduzam custos, gerem novos negócios ou aumentem receitas, tudo com base na legislação. 

Por isso, uma das tendências do mercado é a advocacia personalizada, tanto para clientes físicos quanto para grandes corporações. 

3. Integrar ferramentas tecnológicas no dia a dia

Além dos softwares jurídicos, muitos aplicativos e outros tipos de ferramentas são apostas para tornar o trabalho do advogado mais prático e eficiente. Entre as principais opções, é possível listar:

  • Redes sociais;
  • Apps de gestão de tempos;
  • Ferramentas de pesquisa de processos;
  • Site e blog do escritório;
  • Serviço de armazenamento em nuvem;
  • Softwares de gestão de agenda;
  • Canais virtuais de atendimento;
  • Mídia para marketing.

Com esses recursos, é possível transformar as metodologias de trabalho, e garantir que elas atendam às expectativas, tanto em termos de produtividade, quanto de organização, sendo que elas podem promover melhorias significativas na rotina. 

4. Buscar atualização profissional

Em qualquer área profissional, a busca pelo aperfeiçoamento e atualização de competências é de suma importância. Afinal, isso não só vai permitir um destaque no mercado, como também a possibilidade de atender às novas demandas dos clientes. 

Em comparativo, uma empresa que vai além da prestação de serviços de manutenção de sistemas de proteção prediais e fornece laudo de spda passa na frente da concorrência e garante que consegue atender novas demandas do mercado. 

Seguindo essa linha de raciocínio, o investimento em cursos extras faz todo o sentido para que o advogado esteja apto para prestar os seus serviços em novas áreas, como o Direito Digital, por exemplo. 

Em especial depois da aprovação do Marco Civil da Internet e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), esse tipo de necessidade tende a aumentar de modo expressivo, e estar pronto para atuar de forma profissional é o caminho para estar à frente no segmento.

5. Investir em Legal Design

Como é sabido, a experiência do cliente é um dos fatores mais importantes para os próximos anos. Afinal, é o atendimento de excelência prestado que vai garantir a fidelização do público ao seu negócio. 

Assim como a qualidade do cartão de visita advogado luxo feito por uma gráfica é o que vai fazer com que o profissional compre sempre com ela, a experiência que o cliente teve no escritório é o que fará com que ele ganhe confiança e preferência pelo advogado. 

O Legal Design é focado em otimizar a experiência do cliente no que diz respeito a assuntos jurídicos. Vale mencionar que ele é um derivado do Design Thinking, uma área que trabalha o design em diferentes campos.

Nesse caso, o Legal Design tem o objetivo de ajudar advogados a compreender as necessidades dos seus clientes, sem deixar de aprimorar a relação e a comunicação com eles. 

Portanto, é de grande importância que as habilidades de relacionamento e de visão de mercado estejam sempre sendo trabalhadas pelo advogado, que deverá voltar os seus esforços para um atendimento qualificado e prioritário com cada novo cliente. 

Essas são algumas das tendências de 2021 no ramo do Direito, e que precisam ser consideradas por um advogado, para que ele se destaque no seu setor. 

Considerações finais

Tal como o uso de um cartão de estacionamento de idoso sinaliza que aquele veículo está estacionado no local correto, é a partir do investimento em novas frentes de trabalho que se torna possível perceber o quanto o advogado gosta e valoriza o seu trabalho.

Por isso, buscar conhecer as tendências e aplicá-las o quanto antes no escritório é um meio de impactar positivamente a rotina do local e a do profissional igualmente. Sendo assim, não deixe de considerá-las e atinja bons resultados no seu trabalho o quanto antes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Share via