A visualização do seu perfil no LinkedIn não depende exclusivamente da plataforma, mas sim, da maneira como a página é administrada pelo profissional.

Estamos falando de uma rede social voltada para o relacionamento entre profissionais e empresas do mundo inteiro, e isso inclui os advogados. 

Muitos desses profissionais e escritórios de advocacia já entenderam a importância do LinkedIn para fortalecer a sua reputação.

Atualmente, as pessoas não se conectam a essa rede apenas quando querem conseguir um emprego, mas também para consumir conteúdos sobre produtos e serviços que estão interessadas.

Atualmente, a plataforma possui cerca de 600 milhões de usuários, sendo 40 milhões só no Brasil. Portanto, estar presente nessa rede social é essencial para os profissionais dos mais diversos ramos.

Tendo isso em vista, o LinkedIn se tornou uma ferramenta poderosa de relacionamento e fortalecimento da reputação pessoal e profissional, que tem importante papel no dia a dia dos advogados.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre a importância do LinkedIn para conhecer novos contatos profissionais e atrair clientes. Além disso, traremos algumas dicas para manter um bom perfil.

Importância do Linkedin para advogados

Cada rede social possui suas próprias características, mas todas elas são voltadas para um mesmo objetivo: o relacionamento. No caso do LinkedIn, este é voltado para o relacionamento profissional entre pessoas e empresas.

Existem diversas razões que ressaltam a importância dessa plataforma, sendo algumas delas:

1. Criar contatos profissionais: o famoso networking jurídico

O chamado networking é a relação entre um profissional com diversos outros. Ou seja, uma rede de contatos que abre as portas para novas oportunidades, além de troca de experiências e informações.

Por exemplo, por meio dela, um advogado que esteja começando agora pode se informar sobre impressão digital e outras opções para a comunicação visual de seu escritório.

Além disso, é comum que muitas empresas solicitem, além de um currículo comum, o link do perfil no LinkedIn para que possam avaliar melhor o candidato. Por isso, não é raro encontrar pessoas que receberam propostas de emprego nesta plataforma.

Para os profissionais que estão começando agora, é uma ótima oportunidade para estabelecer seus primeiros contatos profissionais. 

Já para quem atua no mercado há um tempo, é uma maneira de expandir suas relações.

2. Atrair novos clientes

O LinkedIn também é um canal muito promissor para atrair novos clientes. Por meio dele, uma gráfica de cartão de visita advogado pode encontrar o seu público-alvo e ter acesso a outras possibilidades, como:

Demonstrar seu profissionalismo

Isso é feito por meio do investimento em conteúdo de qualidade e relevante para o público-alvo. 

Ao serem compartilhados, esses materiais reforçam a autoridade do advogado, transformando-o em referência.

Prospectar novos negócios

Por meio de uma ferramenta de busca avançada, a empresa consegue selecionar bons perfis que podem se tornar clientes. Além disso, consegue saber, de forma criteriosa, que tipo de oportunidade de venda apresentar.

Criar uma cultura de aprendizado

Uma boa cultura de aprendizado pode ser criada por meio de indicações de parceiros, ou até mesmo uma gráfica voltada para folder criativo seguir influenciadores do mercado.

Além disso, também pode utilizar conhecimento compartilhado assimilado ao benchmarking dentro da organização.

LinkedIn Ads

Outra possibilidade é LinkedIn Ads, onde as empresas podem investir em publicações pagas, que ajudam a divulgar os seus produtos e serviços para as pessoas certas e no momento ideal.

Só que para conseguir ter acesso a todas essas possibilidades que atraem clientes, é preciso saber como usar essa plataforma da maneira correta.

Dicas para ser mais visto no LinkedIn

A área de direito é bastante concorrida, uma vez que conta com milhares de profissionais e há restrição legislativa no que diz respeito à campanhas de publicidade.

A OAB impõe leis e regras a esses profissionais que restringem suas possibilidades de divulgação, no entanto, por meio das redes sociais, é possível conquistar um espaço muito maior respeitando a legislação. 

Para tornar seu perfil no LinkedIn mais rico, com maiores possibilidades de ser visto, algumas dicas são:

1. Manter o perfil atualizado

Um perfil sempre atualizado mostra às pessoas que você cuida bem de sua vida profissional, atualizando dados como o competências, emprego atual ou anterior, entre outros.

É importante levar em conta que a vida profissional de um advogado está em constante mudança, seja usando pasta catálogo personalizada para ganhar uma causa ou fazendo um curso.

Além disso, é imprescindível manter todos os dados de contato atualizados, que podem incluir:

  • Telefones;
  • E-mail;
  • Links de sites;
  • Links de outras redes.

Qualquer alteração feita nesses contatos deve ser imediatamente atualizada no perfil do LinkedIn, para que a plataforma melhore sua visualização e as pessoas possam entrar em contato com mais facilidade.

2. Ter o perfil em outro idioma

Se o advogado fala mais de uma língua ou uma empresa de entrega de documentos deseja atender estrangeiros, é importante ter um perfil em outra língua, de preferência em inglês.

Isso porque alguém pode procurar pelo profissional, empresa ou serviço em outro dialeto. 

Sendo assim, é só mudar o idioma de navegação que o próprio LinkedIn espelha o perfil do candidato. Então, é só traduzir o que está no texto.

Para conseguir isso, é só clicar no ícone “Eu”, no canto superior da página da plataforma. Em seguida, selecione “idioma” e escolha a língua que você deseja ter o perfil.

3. Publicar artigos jurídicos

Quando o advogado publica um artigo sobre assuntos que ele domina, consegue chamar a atenção de pessoas que estejam interessadas em determinadas pautas.

Com isso, ele prova sua autoridade em determinado assunto e passa a ser visto como uma referência por aqueles que têm chances de se tornar seus clientes.

4. Utilizar palavras-chave

O perfil no LinkedIn, seja de um advogado ou de uma empresa que alugue sala comercial pequena, é diferente de um currículo normal ou de outras redes sociais. Isso acontece porque empresas e profissionais precisam ser encontrados.

Para isso, é necessário trabalhar com palavras-chave, pensando de que maneira as pessoas buscariam o seu perfil.

A plataforma e seus mecanismos de busca procurarão as palavras-chaves utilizadas ao longo de todo o perfil do profissional ou da empresa. Por isso, na descrição de trabalhos realizados, a dica é usar termos diferentes para descrever o que faz.

Quanto mais palavras em comum com aquilo que está sendo procurado, melhor. 

Por exemplo, uma imobiliária pode usar “locação de espaço comercial”; assim como um advogado pode usar “Tudo dobre a LGPD”, e assim por diante.

5. Colocar uma foto

Uma foto faz toda a diferença em um perfil do LinkedIn, pois isso faz com que sua conta seja vista muito mais vezes do que aqueles que não possuem foto.

Só que é preciso cuidado ao escolher a foto. No caso de empresas, o ideal é usar o logotipo, mas para os profissionais, é preciso uma fotografia mais formal, individual e com a aparência de quem está indo para o trabalho.

Imagens recortadas também não são bem-vindas, pois dá a impressão de que o profissional é descuidado.

6. Personalizar o endereço eletrônico

Quando uma empresa, como uma autoescola de regularização cnh vencida se cadastra no LinkedIn, um endereço eletrônico com números e letras é criado.

O escritório ou advogado pode e deve alterar esse endereço eletrônico para que possa ser encontrado com mais facilidade.

Para isso, é preciso clicar no ícone “Eu”, na parte superior da página da plataforma; escolha “visualizar perfil” e depois “editar seu perfil público”, do lado direito da tela. Faça a mudança em “editar URL do seu perfil público” e salve as alterações.  

7. Optar por informações precisas

É comum ver profissionais dizendo que não conseguem bons negócios ou conquistar uma boa vaga pelo LinkedIn. 

Mas isso acontece porque as informações que eles colocam em seus perfis são muito genéricas.

É importante inserir tudo o que faça diferença para a vida profissional, incluindo trabalhos voluntários, cursos de extensão, idiomas que fala, objetivos profissionais, entre outros.

Conclusão

Estar nas redes sociais é muito importante para qualquer empresa ou profissional, pois por meio delas é possível se relacionar e interagir com um maior número de pessoas.

Com o LinkedIn, além de os advogados terem a oportunidade de manter um relacionamento profissional com outros de seu ramo, é possível chamar a atenção de pessoas que possam precisar de seus serviços.

Por isso é importante manter a visualização do perfil em alta, por meio de estratégias simples, mas muito inteligentes, realizadas dentro da própria rede social, que ajudam a destacar o perfil na plataforma.

Com resultado, os advogados conseguem se promover e manter uma vida profissional de mais prestígio de trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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