A marca para advogados, assim como para qualquer outro setor profissional, tem uma importância enorme.

Advogados e escritórios de pequeno, médio e grande porte necessitam de uma marca bem estruturada para poder passar confiança aos clientes e futuros clientes. Até mesmo parceiros comerciais são impactados por uma boa ou má identidade visual.

Além de um site bem feito, para se ter credibilidade como profissional da área de justiça é necessário ter uma identidade visual bem trabalhada.

Neste artigo, vamos falar sobre como criar uma boa marca para advogados e como utilizá-la da melhor maneira possível.

O que é uma identidade visual?

A identidade visual é a união dos elementos de design utilizados para compor um padrão estético. Estes elementos podem ser formas, tipografias, cores, proporções, etc.)

logotipo para advogados

Muitas pessoas confundem logotipo (ou logomarca) com identidade visual. Estes itens não são exatamente a mesma coisa. Caso queira se aprofundar no assunto, este artigo da Design Culture fala um pouco sobre esta diferença.

O logotipo faz parte de uma identidade visual, sendo ele um dos elementos que compõem a mesma.

Qual o benefício de ter uma identidade visual completa?

Quando o profissional ou escritório tem uma identidade visual bem trabalhada, existem padrões visuais que devem ser seguidos.

Estes padrões se estendem não só para o logotipo e suas aplicações, como também para cores e formas pré-estipuladas. Isso gera credibilidade e reforça a marca em todos os canais que a mesma for utilizada.

Seja em uma postagem no Facebook, um cartão de visitas, um papel timbrado ou uma assinatura de email, por exemplo, se a marca estiver seguindo os padrões da identidade visual, sua força e credibilidade se tornam indiscutivelmente maiores. Não é à toa que ter uma boa identidade visual é item importantíssimo do trabalho de marketing jurídico.

Como criar uma boa marca para advogados?

Uma boa marca deve passar os valores da empresa e ajudá-la a se tornar forte na área em que atua.

Para se criar uma boa marca para advogados, é necessário investir em profissionais que trabalhem em conjunto com a empresa para identificar um conceito a ser aplicado na criação da identidade visual.

Abaixo iremos listar as etapas necessárias para iniciar a criação de uma boa marca para você ou seu escritório.

planejamento marca para advogados

Defina os valores da marca

Antes de começar a criação de qualquer marca, é necessário que o profissional ou a empresa tenham em mente seus valores.

É importante que todas as informações sejam definidas previamente, sabendo quais conceitos você deseja passar, e definir preferências, caso haja alguma (de cores, estilos, desenhos, etc).

Defina suas estratégias de marketing jurídico

Como citado anteriormente e no nosso artigo sobre marketing jurídico, é necessário saber como a marca será trabalhada.

O principal nesta etapa é saber quais estratégias serão adotadas, quais peças serão utilizadas e como se pretende divulgar a marca para tentar captar novos clientes.

Tendo todas essas informações, fica fácil traçar um objetivo e passar as informações necessárias para que os profissionais criem uma marca seguindo as suas expectativas.

Procure profissionais de confiança

Esta etapa tem extrema importância. Atualmente existem muitos profissionais no mercado que oferecem um serviço de baixa qualidade.

profissional de confiança marca para advogados

Um dos erros mais comuns que advogados ou escritórios cometem quando buscam criar uma nova marca é procurar fornecedores diferentes para cada item, e se basear somente no preço e não na qualidade. O ideal é manter um equilíbrio entre estes dois fatores.

Se você criar o logotipo com um profissional, solicitar a arte do cartão de visita para uma gráfica mais barata e pedir para um terceiro desenvolver peças para o Facebook, existe uma grande chance da sua identidade visual  se perder no meio do caminho e sua marca perder credibilidade.

Tenha em mente que a unidade da marca é importante para se passar confiança.

O Legalsite faz a criação completa de identidades visuais com preços muito acessíveis, além de oferecer outros serviços para advogados, como a criação de sites.

Comece a utilizar sua identidade visual

Ao ter sua marca em mãos, utilize-a da melhor forma possível, aplicando do jeito correto e mantendo os padrões visuais que foram pensados para você.

Tenha uma assinatura de email padrão, utilize a capa do Facebook seguindo a identidade e aplique sua marca padronizada nos documentos impressos do escritório.

Não deixe de seguir sua identidade visual também nas redes sociais.

Desta forma, sua marca passará confiança para um possível cliente que entrar em contato e suas chances de fechar negócio serão muito maiores.

Se gostou deste conteúdo, compartilhe com os colegas da área para que possam trabalhar melhor sua identidade visual.

Caso queira falar diretamente comigo, basta me enviar um email.

Sérgio Fernandes
Diretor de Marketing da Legalcloud

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