São muitos prazos, tarefas e compromissos que uma empresa precisa administrar para estar com tudo em ordem, não é diferente com um escritório de advocacia. Lado a lado às várias responsabilidades do dia a dia, existe ainda outro desafio: conquistar novos clientes

É fundamental que você tenha sempre esse olhar empresarial para o seu negócio para saber como atuar nas diferentes frentes e, principalmente mudar de rota quando necessário.

Por isso, a 3MIND mostra como o marketing digital para advogados pode ajudar a otimizar a produtividade do seu escritório. Você ganhará tempo e criará novos negócios por meio de canais digitais. 

O que é o marketing digital para advogados?

O marketing digital consiste em estratégias digitais para criar uma marca, se relacionar com o público-alvo e atrair clientes

Você atrai possíveis clientes, por meio de diferentes canais digitais, analisa os dados da sua audiência e começa o processo para convertê-la em clientes reais. 

Para isso, você precisa dominar algumas técnicas que talvez já tenha ouvido falar, como SEO e mídia paga, ou contratar uma empresa especialista em marketing jurídico digital

Não se preocupe! Ao longo do conteúdo, você entenderá como tudo funciona e conhecerá ferramentas de marketing digital que ajudarão a posicionar o seu escritório na primeira página do Google.

Site para advogados

O site do seu escritório é a sua casa no ambiente digital. Portanto, esse deve ser o destino da sua estratégia de marketing digital para advogados, independentemente de qual seja.

Se você quer que a sua persona, “materialização” do seu público-alvo com, hábitos, dores e desejos, conheça seus serviços, consuma seus conteúdos, por exemplo, deve direcioná-la sempre para o seu site. Conheça algumas ferramentas de marketing digital que podem ajudar nessa jornada. 

SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que otimiza o conteúdo para ranqueamento orgânico no Google. No âmbito do marketing jurídico digital, o SEO para advogados visa posicionar o seu site/blog/conteúdo na primeira página do Google espontaneamente, ou seja, sem acionar aos anúncios pagos.

Google Trends

O Google Trends é um site que mostra os termos mais buscados em um determinado país e período do tempo

Ferramenta gratuita muito utilizada pelas empresas especialistas em marketing jurídico digital para estabelecer as palavras-chaves que definem o seu escritório de advocacia e os serviços prestados.

Jurídico AI

A Jurídico AI não é uma ferramenta de marketing, mas sim um assistente virtual para advogados.

A plataforma utiliza Inteligência Artificial para auxiliar os profissionais do Direito em tarefas mais braçais do dia a dia, como elaboração de petições iniciais, documentos necessários para um caso, medidas jurídicas cabíveis, argumentos para contestar uma inicial e por aí vai.

Basta inserir alguns dados e a ferramenta te entrega a informação desejada em poucos segundos.

Ubersuggest

O Ubersuggest também é um site gratuito onde é possível ter alguns dados, como referência sobre o volume de busca de palavras-chave e nível de dificuldade de SEO, ou seja, o quão difícil é indexar determinado termo.

Além disso, a plataforma permite que você veja as estratégias digitais que estão tendo um desempenho melhor em outros sites do seu segmento de mercado. Basta informar o site do seu concorrente, por exemplo, para saber se a tática de vocês é parecida e o que você pode fazer para performar melhor.

SEO Quake e MozBar

Importantes ferramentas do marketing digital para advogados, o SEO Quake e o MozBar são plugins gratuitos do Google que permitem saber várias informações sobre os resultados da sua busca, como autoridade do domínio e da página. É só instalá-los no seu navegador e mergulhar nos dados para traçar a sua estratégia.

SemRush

O SemRush uma ferramenta que ajuda você a traçar e mensurar sua estratégia de marketing digital para advogados. É possível extrair uma série de informações, como uma análise completa do site dos seus correntes, quais palavras-chave costumam atrair mais cliques e dados sobre a sua estratégia. 

A versão paga é mais completa, porque você tem mais liberdade para navegar. Porém, o modo gratuito já consegue mostrar do que a plataforma é capaz.

Google Feedback

Em formato de pergunta e resposta, o Google Feedback fica posicionado no meio ou no fim dos resultados de busca. É uma espécie de dica que o Google fornece sobre como aquele assunto que você pesquisou está sendo buscado, ou seja, quais os termos as pessoas estão usando exatamente.

Pode ser um bom insight para pensar nas suas palavras-chaves, veja um exemplo:

Anúncios no Google e nas redes sociais

O processo de conquistar audiência, analisar os dados e começar a convertê-la em clientes envolve testes e, por isso, funciona a médio/ longo prazo. Se você quiser um resultado mais rápido, pode recorrer à mídia paga, ou seja, anunciar no Google e nas redes sociais.

É possível criar campanhas no Google Ads, onde você compra palavras-chave, o preço varia conforme a procura. Existe um sistema similar no Facebook, chamado de Facebook Ads, onde também é possível gerenciar as campanhas do Instagram.

Atenção! Lembre-se de que as redes sociais são uma importante vitrine para o site do seu escritório e um excelente canal para gerar engajamento com seu público, ou seja, identificação. Mantenha certa frequência, fique atento aos comentários e interações, não deixe de respondê-las e mantenha sempre as páginas atualizadas.

Google Search Console

É um serviço gratuito do Google que permite verificar o status de indexação do seu site a partir do domínio e da URL. Com esse relatório, é possível aperfeiçoar a visibilidade do seu site. O Google é capaz de entender e adicionar rich snippets, resultados de buscas com informações otimizadas para deixá-los atrativos.

Canvas

Não precisa ser um expert em edição de imagem para produzir artes de qualidade para seus canais digitais. O Canva é uma plataforma de design gráfico que qualquer um pode usar

O site oferece vários tipos de templates, para redes sociais e blog, por exemplo, que são muito intuitivos. Existem alguns modelos que são pagos, mas há muitas opções gratuitas. É possível baixar as imagens produzidas em diferentes formatos, como PNG, JPG, arquivo para impressão e muitos outros. 

De olho no futuro

Tudo que foi abordado nesse conteúdo é para ajudar a você a criar a estratégia de marketing digital que faça sentido para o seu negócio

Para saber mais você pode se inscrever nos cursos gratuitos que a 3MIND oferece, que vão desde os Fundamentos Básicos do Marketing Jurídico até um passo a passo Rumo ao Topo do Google.

Autor do artigo: 3Mind

Sobre o autor

A 3Mind é uma agência especializada em marketing digital para advogados e profissionais do Direito.

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