Realizar a boa administração de um escritório de advocacia pode ser uma tarefa bastante desafiadora, principalmente no início. Isso porque, além do conhecimento adquirido por meio da educação formal, é preciso se atentar com muitas funções e responsabilidades que também exigem cautela. 

Assim, a princípio, a maior preocupação será levantar os recursos necessários que permitam a montagem do escritório e o desempenho de um bom serviço.

Mas, além disso, é preciso desenvolver um nível de entendimento sobre aptidões que sobressaem o setor jurídico, como a: 

  • Gestão de negócios; 
  • Administração de finanças; 
  • Gerenciamento de pessoas; 
  • Marketing, entre outros. 

No entanto, quando essas tarefas não são bem executadas, tanto a produtividade de toda a equipe pode ser prejudicada, quanto a qualidade do desempenho das atividades dos advogados também podem ser comprometidas.  

Por isso, é crucial compreender todos os pontos que constituem um bom gerenciamento de escritório e os aspectos que podem atrapalhar o desenvolvimento do trabalho, comprometendo a sobrevivência do negócio.  

Importância do gerenciamento de negócios 

Todas as empresas precisam garantir um bom gerenciamento de negócios, caso desejem a obtenção de resultados mais positivos, o crescimento do estabelecimento e a consolidação da marca no mercado.

O mesmo se dá para os escritórios de direito, onde uma gestão competente é capaz de proporcionar para a sua empresa:

  • Reconhecimento do público consumidor;
  • Controle sobre os indicadores e dados;
  • Rapidez na tomada de decisões;
  • Maior qualidade dos serviços oferecidos;
  • Construção de um planejamento estratégico mais efetivo.  

Desta forma, o investimento em um curso de empreendedorismo a distância pode auxiliar no desenvolvimento das atividades administrativas, que são fundamentais para o andamento e valorização do serviço realizado pelos advogados associados. 

Afinal, um consultório bem organizado e gerenciado, disponibiliza mais tempo e recursos para que esses profissionais possam se aprofundar cada vez mais em seus casos e na construção de um bom relacionamento com o cliente.  

E isso pode ser feito por meio da capacitação extra de conhecimentos acerca de administração financeira, recursos humanos – através de aulas de gestão de pessoas ead – e gestão de escritório.

Além disso, pode ser alcançado por meio da contratação de um funcionário ou de uma equipe que possa controlar essas atividades que não estão relacionadas ao direito. 

Importância de melhorar a produtividade e otimizar o tempo 

Às vezes o tempo disponível no dia simplesmente não é o suficiente para cumprir todas as tarefas necessárias, principalmente quando se precisa relacionar o trabalho jurídico com as funções administrativas do escritório. 

Por isso, uma das ações mais essenciais para se manter um bom gerenciamento de negócio é saber otimizar o tempo disponível e investir no aumento da produtividade de todos os colaboradores.  

Sendo assim, para que isso seja possível, é necessário investir fortemente na delegação efetiva de tarefas, na redução do desgaste e da pressão interna, bem como, na otimização das reuniões e da comunicação.

Para isso, o curso tecnologo de gestão de pessoas a distancia pode ser essencial, complementando e agregando conhecimento para melhor desempenho das tarefas citadas.  

Pois, em grande medida, a satisfação dos contribuintes é refletida diretamente no estreitamento dos laços com a cultura organizacional e na melhora do clima interno do escritório. 

Assim, esse contentamento com a empresa, em conjunto com a valorização do tempo dos profissionais, permite com que o serviço possa ser efetivamente otimizado.  

Além disso, esse aperfeiçoamento é crucial para a manutenção da satisfação pessoal dos advogados e de todos os trabalhadores dentro de uma agência.

Pois, realizar tarefas com excelência, dentro de um tempo determinado, melhora os níveis de contentamento com o próprio desempenho e reduz a frustração e a culpa.  

Formas de gerenciar o seu escritório 

De acordo com uma pesquisa realizada em 2018, pela Selem, Bertozzi & Consultores Associados, o número de escritórios de advocacia e de profissionais atuantes na área teve um aumento importante em todo o país.  

Sendo que, apenas no ano em questão, houve um aumento de 324 mil novos advogados no mercado e cerca de 59 mil novos escritórios. No entanto, os estudos da área indicam que esse padrão de crescimento ainda deve se manter pelos próximos anos.  

Isso significa que, cada vez mais, as empresas precisarão encontrar formas de continuar sendo relevantes no mercado, garantindo o crescimento e a estabilidade dos escritórios. 

Mas, para isso, uma boa gestão e uma administração de escritório serão mais fundamentais do que nunca.  

Assim, entre as melhores maneiras de garantir a otimização dos processos do seu escritório, temos: 

1. Contabilidade 

As finanças são, comumente, uma das partes mais fundamentais de um negócio. Pois, ela é capaz de determinar todos os projetos e investimentos disponíveis, para sustentar as operações e incentivar o crescimento da empresa, não sendo diferente nos escritórios.

Por isso, a gerência precisa ter entendimento acerca da contabilidade empresarial – que pode ser adquirida por meio de um tecnologo gestão financeira ead – ou investir na contratação de um profissional qualificado e de confiança, que possa realizar essa tarefa.

Assim, os advogados – especialmente aqueles que estão iniciando um empreendimento – não correm riscos de cometer erros, como:  

  • Misturar a conta bancária privada e comercial;  
  • Realizar investimentos equivocados; 
  • Cortar verbas de locais ou de atividades importantes; 
  • Deixar de registrar algum tipo de operação; 
  • Não considerar gastos ocultos ou pequenas despesas, entre outros. 

Desta forma, será possível otimizar o uso dos recursos financeiros, dedicando esforços à busca de melhorias constantes e da modernização do escritório, facilitando as atividades diárias de todos os advogados.  

2. Marketing Jurídico 

A gestão de marketing e comunicação com o público são fundamentais para o crescimento da empresa, para a conquista de novos clientes, a construção da reputação da marca e para o desenvolvimento de uma noção de autoridade no meio de atuação.  

Sendo assim, com o desenvolvimento da tecnologia e a disponibilização da internet, a realização dessas ações publicitárias se tornou ainda mais fácil e barata do que os modelos mais tradicionais, fazendo com que até os menores escritórios possam realizar ações de marketing digital.  

No entanto, é preciso permanecer atento com as limitações impostas ao setor jurídico. Afinal, o código de ética e disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), impõem algumas regras sobre a realização de propagandas, que devem ser respeitadas. 

Entre essas normas, está proibida a divulgação publicitária de um escritório de Direito em rádios, televisão, paredes de prédios ou eventos que não estejam relacionados com o setor jurídico.

Além disso, também é proibido vincular essa publicidade a temas não relacionados com a área, entre vários outros.  

O não cumprimento de alguma das normas impostas está sujeito a revisão da permissão para a atuação na área. 

3. Planejamento 

A construção de um bom plano de negócios – realizado pela gestão de recursos humanos – é essencial para a manutenção de um bom gerenciamento de escritório, para a organização das tarefas e para evitar riscos desnecessários.  

Para isso, é preciso compreender diversos aspectos em relação a organização como:

  • Qual é a missão do seu escritório;
  • Qual é o ramo jurídico que se pretende atuar;
  • Quem é o público ideal;
  • Onde você pretende montar o espaço físico;
  • Qual será o modelo de negócio;
  • Quais são os recursos necessários.

Esse planejamento servirá para nortear as suas atividades no decorrer dos negócios, facilitar a tomada de decisões e evitar que a empresa siga por rumos indesejados.  

4. Estudo de mercado 

Presente na gestão de recursos humanos o que estuda, um dos tópicos mais fundamentais para a área da advocacia é a pesquisa de mercado.

Isso porque, essa ação tem como objetivo guiar os empreendedores e gestores acerca das ações estratégicas que precisam ser tomadas para melhorar o negócio.  

Assim, essa pesquisa permite a compreensão quanto a possibilidade de expansão do escritório, a adição de novos serviços, como captar mais clientes, como está a concorrência local e quais são os problemas que precisam ser solucionados na minha agência.

Desta forma, é preciso conhecer o perfil dos clientes, aprender mais sobre as estratégias utilizadas pelos escritórios adversários, definir o mercado, etc. 

5. Conheça o valor do seu trabalho 

A definição dos honorários, ao mesmo tempo que é uma dúvida entre vários advogados, é fundamental para o bom desempenho do gerenciamento do escritório.

Por isso, é preciso saber precificar a sua hora de trabalho, comparar o valor adquirido com o serviço prestado ao cliente e compreender se os contratos estão sendo lucrativos. 

Afinal, a precificação tem a ver com o custo de cada processo, ou seja, é preciso calcular se o preço cobrado pelo trabalho está de acordo com o valor que o escritório terá que gastar para que aquele serviço seja feito.  

Essa é uma tarefa que é fundamental em todas as áreas de atuação e, inclusive por isso existem uma variedade de cursos específicos para cada tipo de setor – como a gestão hospitalar ead valor da mensalidade, por exemplo.  

Assim, atente-se aos honorários contratuais, sucumbenciais, arbitrados e assistenciais. Compare com os preços médios cobrados pelas concorrências e as normas segmentadas pela OAB.  

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

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