O diante da pandemia do Coronavírus, o TJSP estabeleceu orientações para a realização de audiência virtual. O tribunal publicou recentemente o Comunicado CG Nº 284/2020 sobre a realização de audiências virtuais.

O Tribunal estipulou o trabalho remoto como medida para a prevenção ao contágio do Coronavírus. Mesmo com os prazos suspensos, as publicações seguem normalmente.

A Legalcloud fez um resumo com todos os provimentos e comunicados publicados até o  dia 17/4, pelo TJSP sobre o Coronavírus. Confira neste post.

Aviso: Para sempre saber primeiro das novidades que afetam os prazos nos Tribunais e outros assuntos jurídicos, entre no nosso canal no Telegram e receba avisos das alterações. ENTRE AQUI NO CANAL DO TELEGRAM PARA RECEBER AS ATUALIZAÇÕES

Como será a audiência virtual no TJSP?

A audiências virtuais ocorrerão mediante prévia concordância das partes. Poderão ser realizadas por meio de videoconferência utilizando a ferramenta do Microsoft Teams

Esta ferramenta não precisa de instalação prévia nos computadores das partes, advogados ou testemunhas. Fica a critério do magistrado, a dispensa das partes caso haja perecimento de direito.

Após as partes concordarem com a realização da audiência virtual, elas deverão ser intimadas seja por seus procuradores ou por e-mail pessoal (caso estejam desacompanhadas de advogados, no caso de Juizado Especial e CEJUSC).

O acesso para a audiência virtual será feita pelo link enviado por email a todos os participantes. O Comunicado CG nº 284/2020 ressalta que o convite para a audiência virtual não dispensa a intimação da mesma.

A apresentação de documento original de identificação pessoal com foto de todos os integrantes é o primeiro ato da audiência.

No caso de oitiva de partes ou testemunhas separadas, deverá usar o recurso de deixar participantes aguardando no lobby. Este recurso está explicado no manual de capacitação disponibilizado pelo TJSP.

Caso haja sentença na audiência, o termo deverá ser compartilhado na própria ferramenta. 

O TJSP fez um manual de capacitação completo para o uso da ferramenta do Microsoft Teams. Confira aqui.

Como será a audiência virtual para a testemunha ou vítima protegida

Caso a testemunha ou vítima seja protegida, a identificação pessoal com o documento original com foto deverá ser feito através de uma gravação separada realizada apenas com o Juiz e ou servidor por ele indicado.

É primordial que a testemunha/vítima mantenha a opção do vídeo desligada durante a audiência. Neste caso, recomenda-se um teste prévio da plataforma com o servidor para a prevenção de erros durante a audiência virtual.

No caso de falhas na comunicação durante a audiência

Caso ocorram falhas na comunicação, os atos praticados até o momento da falha estarão registrados em gravação e armazenados na respectiva pasta do Onedrive.

Diante das falhas, caberá ao magistrado avaliar as condições para dar continuidade na audiência. Desde o dia 12 de março, o TJd situação, o magistrado ou servidor precisa ter o contato telefônico das partes para informar se darão continuidade ou se a audiência será resignada.

O TJSP disponibilizou o e-mail – trabalhoespecial@tjsp.jus.br em caso de dúvidas operacionais.  Para o serviço de suporte técnico ao usuários, este poderá ser feito pelo telefone 0800 770 2779 das 9 às 19hrs, ou pelo endereço http://www.tjsp.jus.br/suporte.

Vantagem da audiência virtual

A celeridade do processo diante da situação de pandemia em que vivemos.
Outra vantagem da audiência virtual é que o arquivo com a gravação da audiência ficará salvo em pasta do Onedrive e permanecerá armazenado até a extinção do processo.

TJSP e o Coronavírus

A pandemia do Coronavírus não só alterou a realização de audiência para a modalidade virtual no TJSP.
Desde março, o Tribunal de Justiça de São Paulo criou medidas para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus. Estas afetaram diretamente todo o seu funcionamento, inclusive os prazos processuais e as audiências.

A Legalcloud fez um resumo com todos os provimentos e comunicados publicados até o  dia 17/4, pelo TJSP sobre o Coronavírus. Confira neste post.

Quer ser notificado se seu prazo for alterado?

Claudia, a assistente virtual da Legalcloud

Conheça a CLÁUDIA, a assistente inteligente da Legalcloud, que verifica diariamente seus prazos e avisa caso seja publicada uma nova suspensão.

SABER MAIS

Share via