“Valores a Receber” é o novo site do Banco Central para que você possa consultar se há algum dinheiro esquecido em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras.
Para verificar eventuais valores disponíveis e solicitar a transferência, é preciso que o usuário possua Selo de Confiabilidade nível Prata ou Ouro na conta Gov.br.
Vale lembrar que toda conta criada no Gov.br é, inicialmente, nível Bronze.
Pensando nisso, a Legalcloud preparou um Passo a Passo para que você consiga obter o selo Prata ou Ouro na conta Gov.br.
Por que é necessário um Selo Prata ou Ouro na Conta Gov.br?
Caso haja algum valor a receber, você receberá uma data de acesso para verificar o valor disponível e as informações necessárias para solicitar a transferência do dinheiro.
No dia designado, será necessário fazer login no site do Sistema Valores a Receber com a sua Conta Gov.br.
Aqui você encontra um passo a passo para saber se há dinheiro esquecido em algum banco.
Por envolver a transferência de valores, é preciso obter um Selo de Confiabilidade nível Prata ou nível Ouro na sua Conta Gov.br.
Toda conta criada no Gov.br é, inicialmente, nível Bronze, o mais baixo. Por isso, é necessário aumentar o nível de confiabilidade para acessar o Sistema Valores a Receber.

Passo 1: Crie sua conta Gov.br
Você pode criar sua conta Gov.br de várias formas. Nesse tutorial, você verá os passos para o cadastro a partir do seu CPF e CNPJ.
Criar conta Gov.br a partir do CPF
Para criar sua conta no Gov.br, você deverá seguir os seguintes passos:
- Acesse o site Gov.br
- Digite seu CPF no campo indicado e clique em “continuar”:

- Aceite os Termos de Uso e Política de Privacidade, comprove que você não é um robô e clique em “continuar”
- Faça a confirmação cadastral a partir dos seus dados pessoais (como o dia e o ano do seu nascimento)
- Confirme as informações de CPF e nome
- Escolha a forma de ativação da sua conta
- Digite o código de acesso enviado
- Cadastre sua senha
Pronto! Após esses passos, sua conta Gov.br estará criada e estará no nível Bronze, o nível mais básico de confiabilidade.
Caso já tenha uma conta Gov.br, basta inserir sua senha, clicar em “entrar” e avançar para o próximo passo.

Criar conta Gov.br a partir do CNPJ
Para criar sua conta no Gov.br, você deverá seguir os seguintes passos:
- Entre no site Gov.br

- Selecione a identificação por certificado digital ou por certificado digital em nuvem
- Siga os procedimentos específicos do tipo de Certificado Digital selecionado para digitar senha
- No menu inicial, selecione “Vincular Empresas via e-CNPJ” e selecione “Gerenciar vínculos com empresas”

5. Selecione “Vincular empresa do e-CNPJ”

6. Confira as informações presentes no Certificado Digital de Pessoa Jurídica e clique em “vincular”

Pronto, agora você já possui um cadastro de CNPJ vinculado ao Gov.br!
Passo 2: Acesse a área de confiabilidade da sua conta Gov.br
Para acessar a área de confiabilidade da sua conta Gov.br, você precisará seguir esses passos:
- Entre na página inicial da sua conta Gov.br
- Selecione “Privacidade”

3. Na área de privacidade, encontre “Selos de confiabilidade”
4. Selecione “Gerenciar lista de selos de confiabilidade”.

Passo 3: Aumente o nível de confiabilidade da sua conta Gov.br para nível Prata
Para aumentar o nível de confiabilidade da sua conta de nível Bronze para nível Prata, basta seguir esses passos:
- Na área de “Selos de Confiabilidade”, encontre a seção “Conta Verificada (Prata)”
- Selecione a opção desejada de validação e autenticação
- Prossiga com a validação
A validação para obter o nível Prata na Conta Gov.br pode ser realizada de três formas: via biometria facial, via internet banking e via SIGEPE.
Cadastro via biometria facial
A validação e autenticação do cadastro ocorre via reconhecimento facial do DENATRAN, pela conferência da foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH).
Nesse caso, será necessário baixar o aplicativo do Gov.br no seu celular para capturar o QR Code gerado.
Cadastro via internet banking
A validação ocorre por meio dos dados de Internet Banking de um dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica, Banco de Brasília, Sicoob e Santander).
Vale lembrar que o Gov.br não terá acesso aos seus dados bancários, apenas solicitará a autorização do acesso para fazer a autenticação.

Cadastro via SIGEPE
A validação e autenticação é feita pela base de dados de servidores públicos da União, a partir do cadastro via usuário e senha do Sigepe.
Passo 4: Aumente o nível de confiabilidade da sua conta Gov.br para nível Ouro
Para aumentar o nível de confiabilidade da sua conta de nível para nível Ouro, basta seguir esses passos:
- Na área de “Selos de Confiabilidade”, encontre a seção “Conta Comprovada (Ouro)”
- Selecione a opção desejada de validação e autenticação
- Prossiga com a validação
A validação para obter o nível Ouro na Conta Gov.br pode ser realizada de duas formas: via biometria facial e através de certificado digital.
Cadastro via biometria facial
A validação do cadastro ocorre via biometria facial através de balcão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nesse caso, será necessário baixar o aplicativo do Gov.br no seu celular para capturar o QR Code gerado.
Cadastro via certificado digital
A validação e autenticação do cadastro ocorre via Certificado Digital compatível com as especificações da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-BRASIL).
Para ter um Certificado Digital compatível, é preciso
- Escolher uma das Autoridades Certificadoras – (ACs) da ICP-Brasil [clique aqui para ver a lista]
- Solicitar no site da AC escolhida a emissão do certificado digital de pessoa física ou jurídica
- Agendar o dia e horário de validação com a Autoridade de Registro (AR), presencialmente ou por videoconferência
Vale lembrar que a própria Autoridade Certificadora informará sobre os custos do certificado, as formas de pagamento, os equipamentos necessários e a documentação obrigatória para emissão do certificado digital.
Perdi a data para verificar e solicitar os valores a receber. O que fazer?
Não se preocupe caso você perca a data ou o período de resgate!
Se você perder a informação sobre a data ou o período indicada pelo Sistema (Passo 2) para verificar e solicitar os valores a receber, basta retornar ao site do Sistema Valores a Receber (clique aqui para acessar).
É só consultar novamente para receber a mesma informação.
Acesse aqui para conferir o que é e como funciona o SVR.
Conforme o site dispõe, os valores são seus e continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que você solicite a devolução.
Fique atento aos possíveis golpes relacionados ao SVR. Confira aqui como evitar cair em golpes.
Sábado de repescagem
Se não comparecer na data e período indicados pelo Sistema Valores a Receber, você terá que voltar no sábado da repescagem.
A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.
Veja a data de repescagem do Valores a Receber (SVR):
Data de nascimento (CPF) ou de criação (CNPJ) | Data de repescagem do SVR |
Antes de 1968 | 12/03 |
Entre 1968 e 1983 | 19/03 |
Após 1983 | 26/03 |
Caso você também perca seu sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022.
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