O CNJ pediu que os Tribunais avaliem a prorrogação dos prazos processuais por indisponibilidade do CNA após o ataque hacker à OAB.

Anteriormente, a OAB havia pedido ao CNJ a prorrogação de todos os prazos processuais no país, pois o Cadastro Nacional de Advogados foi desligado.

Pensando nisso, a Legalcloud preparou esse resumo completo sobre a resposta do CNJ em relação à prorrogação de prazos após o ataque hacker à OAB.

Crie uma conta Grátis e simule seus prazos processuais após o ataque hacker contra a OAB.

Inscreva-se para receber atualizações jurídicas direto no seu e-mail!

E não deixe de conferir outros resumos que a Legalcloud preparou sobre o ataque hacker contra a OAB Nacional:

OAB pede ao CNJ prorrogação de todos os prazos processuais

Ataque hacker ao Conselho Federal da OAB (CFOAB): Resumo

Indisponibilidade no TJSP por Ataque Hacker à OAB [Resumo]

Tribunais após Ataque Hacker à OAB Nacional: Resumo

CNJ pede que Tribunais avaliam prorrogação de prazos [Ataque hacker à OAB]

Após o ataque hacker contra à OAB em 26 e 27/03, o CNJ determinou que os Tribunais do país avaliem a prorrogação de seus prazos processuais.

A decisão atende parcialmente ao requerimento da OAB, que pedia a prorrogação de todos os prazos que venceriam entre 27 a 31/03.

O motivo do pedido levou em consideração que o desligamento do Cadastro Nacional de Advogados (CNA) gerou prejuízos aos advogados.

Assim, após a decisão do CNJ, caberá aos Tribunais que avaliem a prorrogação de prazos entre os dias 27 e 29/03, quando o CNA foi religado.

Atualização 05/2023: Considerando a decisão do CNJ, o TJMG publicou a Portaria Conjunta 1469/2023 determinando a prorrogação dos prazos que venceram entre os dias 27 e 29/03.

Crie uma conta Grátis e simule seus prazos processuais após o ataque hacker contra a OAB.

Inscreva-se para receber atualizações jurídicas direto no seu e-mail!

Por que o CNJ decidiu que caberá aos Tribunais avaliarem a prorrogação dos prazos após o ataque hacker?

Ao decidir que caberá aos Tribunais avaliarem a prorrogação dos prazos processuais, o CNJ afirmou que não foram todos os sistemas afetados pelo desligamento do CNA.

Isso porque nem todos os sistemas dos Tribunais enviam a requisição à base de dados do CNA para verificação da identidade dos procuradores.

A decisão também ressalta que, mesmo nos sistemas que necessitam da integração com o CNA, nem todos os processos foram afetados.

Veja o trecho da decisão:

“Além disso, os sistemas que utilizam a API (application interface) do CNA somente o fazem no peticionamento inicial de processos e incidentes autônomos. Isso significa que o peticionamento de um recurso de apelação, por exemplo, não necessita da confirmação do CNA, ao passo que o ajuizamento de ações rescisórias, agravos de instrumento e embargos de terceiro pode ter sido prejudicado pela instabilidade do sistema no dia 28 de março de 2023.”

Logo, o CNJ entendeu pela desnecessidade da pretensão de suspensão indiscriminada dos prazos processuais no dia 28 de março de 2023.

Assim, cabe a cada tribunal avaliar o quantitativo de ações que foram, de fato, impactadas pela indisponibilidade do CNA.

CNJ: Quais Tribunais tiveram indisponibilidades após o ataque hacker à OAB?

Durante o período de desligamento dos sistemas da OAB Nacional após o ataque hacker, a equipe Legalcloud identificou indisponibilidades em alguns Tribunais, como por exemplo:

  • TJMT
  • TJPE
  • TJSP

Veja mais detalhes: Indisponibilidade do TJSP pelo Ataque Hacker contra a OAB Nacional

Dica: no app da Legalcloud, você acessa a lista completa de indisponibilidades verificadas pelo time!

[Clique aqui para baixar o app da Legalcloud no iOS]

[Clique aqui para baixar o app da Legalcloud no Android]

Crie uma conta Grátis e simule seus prazos processuais após o ataque hacker contra a OAB.

Inscreva-se para receber atualizações jurídicas direto no seu e-mail!

Demais conteúdos sobre o ataque hacker contra a OAB Nacional

Devido ao ataque hacker sofrido pelo Conselho Federal da OAB nos dias 26 e 27/03, os sistemas da OAB Nacional foram desligados, o que impactou diretamente na rotina dos advogados de todo Brasil.

Para te ajudar a se manter informado, a Legalcloud preparou diversos conteúdos sobre o ataque hacker e seus impactos:

Já conferiu seus prazos processuais hoje?

contagem de prazos processuais pode ser uma tarefa muito chata: é preciso se atentar às regras de contagem, à quantidade de dias, feriados do TJSP, feriados locais, indisponibilidades…! Muita coisa, né?

Para que você tenha mais tranquilidade, uma boa ideia é utilizar a Calculadora de Prazos Processuais da Legalcloud. 

Já conferiu seus prazos hoje? Simule na Calculadora de Prazos Processuais da Legalcloud e tenha muito mais tranquilidade

A Calculadora é atualizada diariamente com as alterações nos Tribunais e permite a simulação em TJs, TRTs, TRFs e Superiores, com CPC, CPP, CLT e JEC.

Além disso, experimentando Gratuitamente o Plano Premium da Legalcloud, você poderá ter acesso aos Provimentos de Prazos direto da ferramenta e poderá simular prazos em mais de 450 comarcas.

No Plano Premium, você poderá, também:

  • Simular Prazos mais extensos ou antigos
  • Ter o auxílio da Cláudia, nossa assistente virtual de prazos
  • Salvar prazos e audiências

[Quer ter acesso aos Provimentos de prazos? Experimente Gratuitamente o Plano Premium e ainda simule prazos em + de 450 comarcas]

Share via