Um ciclone extratropical atingiu a região Sul do país nos dias 12 e 13/07, de forma que os Tribunais do RS, SC e PR tiveram seu expediente e/ou prazos processuais alterados.

Porém, cada Tribunal trouxe previsão própria em relação ao expediente forense, por isso, é preciso estar atento para não perder nenhum prazo!

Pensando nisso, a Legalcloud fez um resumo com todas as informações disponíveis até agora sobre o funcionamento dos Tribunais do RS, SC e PR após a passagem do ciclone!

Veja abaixo as mudanças no:

  • TJRS
  • TRT4
  • TJSC
  • TRT12
  • TRF4
  • TJPR

Crie uma conta Grátis e tenha mais tranquilidade com seu controle de prazos e processos

Inscreva-se para receber atualizações jurídicas direto no seu e-mail!

Veja também outros textos que a Legalcloud preparou sobre como o ciclone afetou os Tribunais do Sul:

Ciclone no Rio Grande do Sul: TJRS e TRT4 alteraram prazos e expedientes

O Rio Grande do Sul foi bastante afetado pelo ciclone extratropical e o TJRS e o TRT4 editaram atos específicos para disciplinar seu funcionamento.

TJRS: Prazos e expedientes no dia 12 e 13/07

O TJRS alterou prazos e expedientes nos dias 13 e 13/07 devido a passagem do ciclone no Rio Grande do Sul, mas cada dia foi afetado de maneira diferente! Confira abaixo.

TJRS no dia 12/07 [Ciclone no RS]

No dia 12/07, o TJRS editou a Ordem de Serviço 7/2023 para encerrar o expediente mais cedo, em razão da preparação para o ciclone extratropical que passaria pelo estado.

A medida afetou o 1º e o 2º grau de jurisdição do TJRS, prorrogando os prazos processuais. Quanto ao expediente, o serviço de plantão permanente foi mantido.

A realização de audiências e sessões do Tribunal do Júri já iniciadas ou designadas para o dia 12/07 ficou a cargo de cada magistrado.

Simule seus prazos processuais no TJRS após o ciclone e tenha mais tranquilidade!

TJRS no dia 13/07 [Ciclone no RS]

Já no dia 13/07, após a passagem do ciclone, o TJRS editou a Ordem de Serviço 8/2023, mantendo o serviço de plantão permanente somente para o 2º grau.

Os prazos processuais foram prorrogados no 2º grau, e a realização de sessões de julgamento continuaram a cargo de cada magistrado.

Em relação ao 1º grau do TJRS, cada comarca está editando atos próprios para dispor sobre o expediente e os prazos processuais no dia 13/07.

Na capital, a comarca de Porto Alegre alterou prazos e também manteve o serviço de plantão permanente, deixando a realização das audiências a critério dos magistrados.

A decisão consta na Portaria 22/2023 de Porto Alegre/TJRS.

Além disso, outras comarcas já se manifestaram sobre o expediente e prazos após o ciclone, como:

TRT4: Prazos e expedientes no dia 13/07

O TRT-4 editou a Portaria 3902/23 para alterar prazos no Tribunal em 13/07, após a passagem do ciclone extratropical pelo estado do Rio Grande do Sul.

Além disso, a Portaria também facultou aos magistrados e servidores do TRT4 a prestação de trabalho remoto na data.

Ciclone em Santa Catarina: TRT12 e SJSC/TRF4 disciplinam expediente forense

Devido ao ciclone extratropical em Santa Catarina, o TRT12 e a SJSC/TRF4 se manifestaram para disciplinar o expediente forense.

Comarcas do TJSC sem energia elétrica e comunicação telefônica

No TJSC, algumas comarcas foram afetadas pelo ciclone extratropical que atingiu o estado de Santa Catarina, ficando sem energia e/ou comunicação telefônica.

Dessa forma, o TJSC publicou um aviso com a relação de comarcas afetadas e o respectivo telefone do plantão para contatos urgentes, a saber:

  • Comarca de Otacílio Costa – (49) 98404-8426
  • Comarca de Lages – (49) 3289-3599
  • Comarca de Ascurra – (47) 98414-1425
  • Comarca de Balneário Camboriú – (47) 98414-1426
  • Foro Universitário da Comarca de Blumenau – (47) 98414-1416
  • Comarca de Guaramirim – (47) 98414-1406
  • Comarca de Modelo – (49) 3631-8099

Porém, a equipe não localizou nenhum ato para alterar o funcionamento do TJSC no âmbito do 2º grau.

[ATUALIZAÇÃO 17/07] Devido a passagem do ciclone extratropical, os prazos processuais (judiciais e administrativos) da Comarca de Blumenau do TJSC foram afetados no 13/07. A determinação encontra-se na Portaria 20/2023.

TRT12 altera prazos após o ciclone

O TRT12 alterou os prazos processuais no 1º e 2º grau de jurisdição no dia 13/07 através do Ato SEAP 29/2023, em razão da passagem do ciclone extratropical no estado.

Já a realização das audiências já designadas para a data foi mantida.

Porém, a manutenção das audiências deve observar a possibilidade de atendimento, devendo o magistrado da causa analisar caso a caso.

Simule seus prazos processuais no TRT12 após o ciclone e tenha mais tranquilidade!

Seção Judiciária de Santa Catarina (SJSC) do TRF4 recomenda teletrabalho no dia 12/07

A Seção Judiciária de Santa Catarina (SJSC) do TRF4 editou a Portaria 871/2023 para recomendar a realização do teletrabalho no dia 12/07.

Especificamente em relação à Subseção de Florianópolis, o art. 1º da Portaria determinou a manutenção de atendimento presencial somente para a prática de atos processuais que importem perecimento do direito.

Para as demais Subseções, recomendou-se também a tomada de providências a partir da avaliação das condições meteorológicas em cada unidade, facultando eventual suspensão de expediente (art. 2º).

[ATUALIZAÇÃO 17/07] A Subseção de Caçador da SJSC, por meio da Portaria 881/2023, recomendou o regime de teletrabalho também para o dia 13/07 (quinta-feira) devido ao ciclone extratropical.

Segundo o art. 1° da Portaria, o atendimento presencial e os prazos processuais foram mantidos nesta data.

Ciclone no Paraná: TJPR passa por indisponibilidade

O TJPR passou por indisponibilidade em seus sistemas judiciais no dia 13/07, após os fortes ventos que atingiram a capital.

Dessa forma, o TJPR alterou os prazos processuais na data através do Despacho 9318775 – P-SGIC.

Conforme notícia, a partir das 12h não foram mais observadas interrupções, porém, os sistemas e o site institucional do TJPR ainda podem apresentar lentidão e instabilidade.

Simule seus prazos processuais no TJPR após o ciclone e tenha mais tranquilidade!

Veja outros textos que a Legalcloud preparou sobre como o ciclone afetou os Tribunais do Sul

Não deixe de conferir também outros textos que a Legalcloud preparou sobre como o ciclone afetou os Tribunais do sul:

Seus prazos processuais foram alterados pelo Ciclone no Rio Grande do Sul, Santa Catarina ou Paraná?

O Ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná em julho de 2023 provocou alterações nos prazos processuais e expedientes forenses em diversos Tribunais do Sul do país.

Quer ter mais tranquilidade na contagem dos seus prazos processuais? Simule seus prazos na Calculadora de Prazo Legalcloud.

Além disso, Experimentando Gratuitamente o Plano Premium da Legalcloud, você poderá ter acesso aos Provimentos de Prazos direto da ferramenta e poderá simular prazos em mais de 500 comarcas.

No Plano Premium, você poderá, também:

  • Simular Prazos mais extensos ou antigos
  • Ter o auxílio da Cláudia, nossa assistente virtual de prazos
  • Salvar prazos e audiências

OBS: Recomendamos que você esteja 100% atento aos Provimentos e Atualizações dos Tribunais em que atua, a fim de reduzir riscos na contagem de prazos.

Share via