O Ato 45/2024 do TJRS determinou a suspensão dos prazos físicos do 2º grau do Tribunal até julho.

A medida considera os danos causados pelas chuvas 2024 e a consequente inacessibilidade aos processos físicos que se encontram no prédio do Tribunal de Justiça pelos Magistrados, Servidores, Partes e demais Operadores do Direito.

Para te auxiliar ainda mais, a Legalcloud preparou um resumo completo sobre o Ato 45/2024 do TJRS e a suspensão dos prazos processuais físicos no Tribunal.

Crie uma conta Grátis e tenha mais tranquilidade com seu controle de prazos e processos

Inscreva-se para receber atualizações jurídicas direto no seu e-mail!

Experimente a Calculadora de Prazo mais confiável e tenha mais tranquilidade na sua contagem de prazo

Confira também o expediente e os prazos processuais de outros Tribunais do RS em razão das chuvas em 2024:

Suspensão dos prazos físicos do 2º grau pelo Ato 45/2024 do TJRS

O Ato 45/2024 do TJRS suspendeu os prazos dos processos físicos do 2º grau do Tribunal durante o período de 01/06 a 15/07/2024, inclusive nos processos administrativos.

A medida considera os danos causados pelas chuvas 2024 e a consequente inacessibilidade aos processos físicos que se encontram no prédio do Tribunal de Justiça pelos Magistrados, Servidores, Partes e demais Operadores do Direito.

Vale destacar que a suspensão dos prazos não impede a prática de atos processuais e administrativos urgentes e necessários para assegurar a preservação de direitos (art. 1º, parágrafo único, Ato 45/2024 do TJRS).

Experimente a Calculadora de Prazo mais confiável e tenha mais tranquilidade na sua contagem de prazo

Suspensão de sessões de julgamento de processos físicos [Ato 45/2024 do TJRS]

As sessões de julgamento que envolvam processos físicos estão suspensas de 01/06 a 15/07/2024, nos termos do art. 2º do Ato 45/2024 do TJRS.

No mesmo período, também estão vedadas as cargas, remessas e vistas que envolvam processos físicos:

“Art. 2º No período referido no art. 1º deste Ato, estão vedadas cargas, remessas, vistas e sessões de julgamento, que envolvam processos físicos.”

Protocolo de petições em processos físicos: O que diz o Ato 45/2024 do TJRS

Conforme determina o Ato 45/2024 do TJRS, o protocolo de petições em processos físicos durante o período de suspensão será diferente em relação a petições urgentes e não urgentes.

Protocolo de petições não urgentes

Durante o período de suspensão dos prazos processuais, o protocolo de petições não urgentes no TJRS em processos físicos poderá ser realizado no Portal de Processo Eletrônico.

Porém, a juntada aos autos físicos dessas petições somente ocorrerá a partir do retorno do expediente presencial.

É o que determina o art. 3º do Ato 45/2024 do TJRS.

Protocolo de petições urgentes

Já em relação ao protocolo das petições urgentes em processos jurisdicionais físicos, o art. 4º do Ato 45/2024 do TJRS determina o seguinte:

  • Dias úteis das 12h às 18h: Através do Portal de Processo Eletrônico e por contato do peticionante com a Secretaria do Órgão Julgador onde tramita o feito, informando o número do protocolo, através dos contatos disponíveis AQUI
  • Dias úteis das 18h às 12h: Envio dos pedidos pelo e-mail: [email protected]
  • Sábados, domingos e feriados: Envio dos pedidos pelo e-mail: [email protected]

Seus prazos processuais no TJRS foram afetados por causa das chuvas no Rio Grande do Sul?

As chuvas do Rio Grande do Sul afetaram os prazos processuais no TJRS e nos demais Tribunais do RS, o que causou muitas dúvidas aos advogados.

Para que você tenha mais tranquilidade na contagem de prazos processuais, a nossa recomendação é que simule seus prazos processuais na Calculadora de Prazo Legalcloud.

Além disso, Experimentando Gratuitamente o Plano Premium da Legalcloud, você poderá ter acesso aos Provimentos de Prazos direto da ferramenta e poderá simular prazos em mais de 600 comarcas.

OBS: Recomendamos que você esteja 100% atento aos Provimentos e Atualizações dos Tribunais em que atua, a fim de reduzir riscos na contagem de prazos.

[Quer ter acesso aos Provimentos de prazos? Experimente Gratuitamente o Plano Premium e ainda simule prazos em + de 600 comarcas]

Share via