Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Atualmente, ter uma comunicação flexível é uma necessidade para qualquer profissional, afinal, há alguns anos, as pessoas não dependem apenas do telefone fixo.

Desde a popularização da internet, diferentes recursos surgiram, principalmente no que diz respeito à comunicação. As redes sociais e o aplicativo de mensagens, como o WhatsApp, são uma prova concreta disso.

Apesar de toda a formalidade que é necessária em um escritório de advocacia, não há mais espaços para conservadorismos quando o assunto é se comunicar com as pessoas.

Os tempos mudaram e hoje quem não pode atender o seu cliente de maneiras diferentes e modernas, perde boas oportunidades de negócio.

Além disso, há mais facilidade e praticidade no dia a dia dos advogados, que têm uma rotina corrida demais para ter que ficarem presos no escritório apenas para falar com um cliente, fazer uma reunião ou consultar um processo.

Tempo é dinheiro, então, é preciso se moldar e receber as novas facilidades, dominá-las e estar pronto para usá-las a favor do seu escritório de advocacia.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre a importância de uma comunicação flexível, de que maneira ela pode ser feita e quais são seus benefícios. Acompanhe!

Importância de uma comunicação flexível

Os advogados são profissionais que estão diariamente em contato com diferentes pessoas e empresas dos mais variados ramos de atuação.

Apesar de todas essas diferenças, existe algo em comum entre todas elas: a necessidade de uma boa comunicação.

A tecnologia mudou muitas coisas na sociedade, e uma delas é a maneira como nos comunicamos. Antigamente, se alguém precisasse de restauração de pisos de madeira, usava o telefone ou ia até o local para fazer um orçamento.  

Ou ainda procurava as melhores opções na lista telefônica e ligava para cada um dos estabelecimentos. Você conhece alguém que ainda faça isso?

As ligações ainda são comuns, mas a lista telefônica foi extinta a alguns anos, e tudo isso por conta das facilidades trazidas com a internet, principalmente dos buscadores, como o Google.

Seus clientes não te encontrarão mais em uma lista telefônica, mas sim, neste buscador que se transformou no pilar da sociedade moderna.

Só que o tempo não parou por aqui: outros recursos chegaram e estão dominando a maneira como as pessoas se comunicam e, claro, como as empresas atendem seu público.

Uma delas são as redes sociais, que facilitaram a aproximação do público com as marcas – e também com os advogados.

Por exemplo, se o proprietário de um negócio tem dúvidas sobre laudo de spda, ele procura a empresa que o forneceu, envia uma mensagem através do Messenger do Facebook e esclarece o que precisa.

Ou então o seu cliente te manda uma mensagem no WhatsApp e por meio desse canal vocês marcam uma reunião. Todas essas são maneiras de flexibilizar a sua comunicação, por meio de canais mais modernos e que estão literalmente nas mãos das pessoas.

Sim, não podemos deixar de destacar o “culpado” disso tudo: o smartphone. Hoje em dia, ele faz tudo, desde pagar contas, organizar seu dia a dia e fazer compras, sem esquecer, é claro, a otimização da sua comunicação.

Esses exemplos estão cada vez mais próximos de eliminar de uma vez por todas as linhas de telefone fixo. Mas calma, não precisa mandar cancelá-la, pois ela ainda está em uso, mas já deixou de ser a preferida há tempos.

Essa é a modernidade que nos cerca e a comunicação é o centro dela, seja na hora de orçar retrofit arquitetura ou de explicar para o seu cliente como está o andamento do processo dele.

Em vista dessa realidade, é imprescindível que o seu escritório tenha uma comunicação mais flexível e se atente às novas modalidades de contato, que você pode implantar ainda hoje. Vamos falar mais sobre elas a seguir.

Como tornar a comunicação do seu escritório mais flexível?

Como falamos, não existe mais espaço para se apegar ao conservadorismo e fazer do escritório um poço de tradições. A área do Direito como um todo está se modernizando e o seu escritório precisa se adaptar.

Muitos recursos estão disponíveis para que você se comunique melhor com seus clientes e colegas de trabalho, e dentre os principais canais estão:

  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Aplicativos de mensagem.

O blog é o canal que as empresas, como as que fazem fechamento de vidro em projetos arquitetônicos, utilizam para publicar conteúdos relevantes para o seu público.

Com isso, um negócio consegue educar o seu público, posicionar-se com autoridade e se tornar referência naquilo que faz. Certamente, esses também são seus objetivos enquanto advogado, não é mesmo?

A publicação de conteúdos puramente informativos respeita as normas e limites impostos pela OAB e ainda permite que você converse com pessoas que possam vir a ser seus clientes.

Portanto, é considerada uma flexibilização da comunicação uma vez que esclarece as dúvidas do público e facilita o contato deles com o seu escritório. Além de conquistar aqueles objetivos mencionados mais acima.

As redes sociais, por sua vez, são ótimas para compartilhar esses conteúdos do blog e também facilitar o atendimento aos seus clientes.

O Facebook, por exemplo, possui um recurso de mensagens instantâneas conhecido como Messenger, que pode auxiliar no esclarecimento de dúvidas, agendamento de reuniões e outras possibilidades cabíveis.

O melhor é que, assim como para um buffet de aniversário, ele não está restrito apenas aos seus clientes, mas também ao público em geral que te segue nessas plataformas. Mais uma maneira de não depender apenas do telefone.

Já o e-mail é um velho conhecido dos advogados e das empresas, assim como das pessoas. Por meio dele, seu escritório pode enviar e receber documentos, sem que você ou seu cliente precise se locomover.

Atualmente, plataformas como o Google garantem uma troca de e-mails muito mais segura, atendo às mais variadas necessidades dos advogados. Então por que não usar esse canal de comunicação a seu favor, se ele facilita a sua rotina?

Aliás, para muitas pessoas, vai parecer estranho se elas não puderem simplesmente escanear seus documentos e te enviar.

É importante levar em conta, também, que ninguém mais tem tempo de atravessar a cidade toda vez que precisar falar com você ou te entregar alguma coisa. Nem você mesmo, certo?

Do mesmo modo, o e-mail é mais uma possibilidade que os escritórios e até um buffet de churrasco para 30 pessoas têm de atender clientes que estão longe, até mesmo fora do país.

Por fim, os aplicativos de mensagem instantânea, como o WhatsApp, são um meio de comunicação que caiu nas graças do mundo inteiro.

Por meio dele, você pode falar com seus clientes a qualquer momento e de qualquer lugar, contando ainda com recursos exclusivos de sua versão Business.

O mensageiro possui facilidades como chamada de voz e vídeo, que lhe permitem, por exemplo, fazer uma videoconferência com seu cliente, sem precisa que os dois saiam de onde estão. Muita economia de tempo e dinheiro.

Benefícios de uma comunicação flexível

Com tudo o que falamos até aqui, fica fácil imaginar como uma comunicação flexível beneficia os advogados. Mas, para te convencer, vamos listar algumas delas:

1 – Maior praticidade

A primeira delas é praticidade, uma vez que é possível se comunicar de maneira rápida e sem preocupação em relação ao tempo ou custos.

Assim como uma pessoa pode combinar qual a melhor data para montagem de stands em seu evento, você e seu cliente podem agendar o dia e o horário ideal para uma audiência.

2 – Atrair novas oportunidades de negócio

Precisamos acompanhar o fluxo da modernização, e se o seu público-alvo exige canais mais flexíveis de atendimento, ele só vai assinar um contrato se você oferecer esse recurso.

Além disso, como falamos anteriormente, alguns canais, como os blogs, são a chave para que as pessoas te encontrem. Isso porque elas vão pesquisar no Google sobre sua dúvida e encontrarão o seu conteúdo como resposta.

Se ele for bem escrito e responder às dúvidas delas, com certeza vão te procurar, e muitas pessoas vão usar as redes sociais ou o WhatsApp para isso.

3 – Poupa tempo e dinheiro

Nem sempre é simples e barato visitar um cliente na empresa dele, como uma de alimentação coletiva e nós sabemos disso. Além de que nem sempre ele vai ter tempo de parar o que está fazendo para te receber.

Canais de comunicação mais flexíveis evitam que vocês precisem perder tempo e dinheiro com locomoção para resolver algo que muitas vezes é simples, como envio de documento.

Claro, salvo algumas exceções, você precisará ir até ele ou ele até você, mas deixe esse trabalho para as ocasiões realmente necessárias.

Conclusão

A comunicação é essencial para o sucesso e o trabalho dos advogados, e com os recursos tecnológicos, ela se tornou muito melhor e acessível.

Modernizá-la e torná-la mais flexível é o primeiro passo para advogar nos tempos atuais, sem contratempos e com muito mais facilidade. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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