Empresas onde os estudantes de Direito mais sonham em trabalhar

empresas estudantes direito

O mercado de trabalho para os novos advogados apresenta-se com muita concorrência, principalmente em virtude da proliferação de novas faculdades de Direito nos últimos anos, muitas delas sem apresentar uma boa qualidade de ensino. Fato que pode ser facilmente constatado quando tomamos conhecimento dos resultados dos exames da OAB.

Assim, mesmo tendo um grande número de advogados formados em faculdades de direito, temos maior número de bacharéis de Direito do que de advogados aptos a exercer sua profissão e desenvolver sua carreira.

Diante dessa situação, com um diploma universitário nas mãos, os advogados tendem a buscar seguir uma carreira no mundo corporativo, buscando empresas onde possam exercer uma atividade, mesmo que fora de sua área de formação.

Ao buscar seguir uma carreira no mundo corporativo, a maior parte dos estudantes de direito procura empresas como a Petrobrás, o Banco do Brasil e, por incrível que possa parecer, o Google e a Apple. É o que indica uma pesquisa anual realizada pela consultoria Universum.

O grande problema dessas empresas, que são as maiores companhias de tecnologia do mundo, é que o processo seletivo é bastante complexo, envolvendo conhecimentos técnicos que, muitas vezes, estão fora do alcance dos profissionais de Direito recém-formados. Além disso, também exigem experiência anterior e, principalmente, apresentam questões que são verdadeiros quebra-cabeças.

Embora se apresentem como as preferidas, são poucos os profissionais que conseguem colocação, também em virtude de serem oferecidas poucas vagas no Brasil e, quando surge uma oportunidade, são milhares os candidatos.

A pesquisa levou em consideração apenas empresas, sem contar escritórios de advocacia, tendo participado da mesma 5.200 jovens universitário de cursos de Direito do Brasil todo.

Depois dessas companhias, o maior destaque ficou com o Banco Bradesco, instituição que teve um grande crescimento na preferência dos estudantes de Direito. O Bradesco subiu da 32ª para a 5ª posição em um ano, apresentando o percentual de 11,8% de preferência dos futuros advogados.

Além dessas empresas, um fator que é considerável para os estudantes de Direito é a estabilidade no emprego, uma situação que continua conquistando os sonhos dos estudantes, fazendo com que o Governo Federal seja o ideal como empregador.

A pesquisa, que levou em consideração mais as empresas, não deixou de lado essa informação. Embora as empresas do setor de tecnologia, por um lado, e do setor bancário, pelo outro, tenham grande atratividade para os formandos em direito, um dos pontos fortes continua sendo o velho sistema de prestação de concursos públicos. Uma garantia de emprego que, embora não favorecendo o desenvolvimento da carreira, atende às necessidades de consumo e de subsistência.

Fonte: JusBrasil

Conteúdo indicado por: Carreira de Advogado

Compartilhe esse post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *